Publicidade

Pregação sobre a Mulher de Potifá e José Gênesis 39

 Pregação sobre a Mulher de Potifá

  • E ela lhe pegou pela sua roupa, dizendo: Deita-te comigo. E ele deixou a sua roupa na mão dela, e fugiu, e saiu para fora. Gênesis 39:12

José era um jovem hebreu que foi vendido como escravo por seus irmãos e acabou sendo comprado por Potifar, oficial do faraó no Egito. José logo se destacou por sua habilidade e trabalho diligente, e Potifar o colocou como mordomo de sua casa.

Publicidade

No entanto, a esposa de Potifar se interessou por José e tentou seduzi-lo repetidamente. Mas José resistiu a suas investidas, dizendo: "Como, pois, cometeria eu tamanha maldade e pecaria contra Deus?" (Gênesis 39:9).

Certa vez, quando José estava sozinho na casa, a esposa de Potifar agarrou a túnica de José e o acusou falsamente de tentar seduzi-la. Como resultado, José foi jogado na prisão.

A Bíblia diz que José era forte e bonito. Ele era um grande líder e se saía bem em tudo o que fazia. A esposa de Potifar estava observando Jose. 

Satanás tentou “atrair” Jose para que tomasse a única coisa proibida - a esposa de Potifar. Mas José estava cheio da graça de Deus. José resistiu

O plano de Deus era que José passaria um tempo na prisão, mas Deus seria com ele

1. José Resistiu às tentações

Como José, estamos rodeados de pessoas que não seguem a Deus. Satanás frequentemente usa essas pessoas para nos tentar para o pecado. Mas a graça de Deus lhe dá poder quando Satanás busca tentá-lo. Hebreus 4:16 

    "Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca." - Mateus 26:41

    "Não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além do que podeis resistir, antes com a tentação dará também o meio de saída, para que a possais suportar." - 1 Coríntios 10:13

    "Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós." - Tiago 4:7

A Bíblia nos ensina que, como cristãos, enfrentaremos tentações e provações ao longo de nossa vida. Mas Deus também nos dá a capacidade de resistir a essas tentações e permanecer fiéis a Ele. Aqui estão algumas maneiras práticas de resistir às tentações na vida cristã:

    1. Fugir da tentação: Em algumas situações, a melhor coisa a fazer é fugir da tentação, em vez de enfrentá-la. Por exemplo, se você sabe que uma certa atividade ou lugar é um gatilho para sua tentação, evite essa situação.

    2. Pedir ajuda: Se você está lutando contra uma tentação específica que parece muito difícil de resistir, não hesite em pedir ajuda. Procure um líder da igreja, um conselheiro ou um amigo cristão de confiança.

    3. Concentrar-se em Deus e nas coisas que são boas e verdadeiras: Em vez de se concentrar nas coisas que são tentadoras, concentre-se em Deus e nas coisas que são verdadeiras e boas. Isso nos ajuda a colocar as tentações em perspectiva e a perceber que elas são passageiras e vazias em comparação com a riqueza e a beleza de seguir a Deus.

Resistir às tentações na vida cristã requer uma combinação de oração, leitura da Bíblia, compartilhamento com irmãos na fé, fuga da tentação, pedir ajuda e concentração em Deus e nas coisas que são boas e verdadeiras. Lembre-se de que Deus é fiel e nos dá a força e a graça necessárias para resistir às tentações e permanecer fiéis a Ele.

2. José significa Fidelidade a Deus

Inegavelmente, Jose considera o que ela o convida a fazer como "grande mal" que o levaria a "pecar contra Deus" José obedeceu à lei de Deus contra isso, e sempre se recusou a deixá-la chegar perto dele

Ter fidelidade a Deus na vida cristã envolve um compromisso constante de seguir a vontade Dele em todas as áreas da vida. Aqui estão algumas maneiras práticas de cultivar a fidelidade a Deus na vida cristã:
    1. Priorizar a comunhão com Deus: Dedique tempo regularmente para oração, leitura da Bíblia e adoração. Faça disso uma prioridade em sua vida, e permita que o Espírito Santo o guie em sua jornada cristã.
    2. Ser fiel em suas responsabilidades: Seja fiel em suas responsabilidades cotidianas, incluindo trabalho, relacionamentos e finanças. Ao ser fiel nessas áreas, você demonstra fidelidade a Deus.
    3. Obedecer aos mandamentos de Deus: Em sua caminhada cristã, obedeça aos mandamentos de Deus, tais como amar o próximo como a si mesmo, perdoar os outros, ser compassivo e tratar os outros com justiça e dignidade.
    4. Confessar e se arrepender dos pecados: Reconheça quando falha em seguir a vontade de Deus e se arrependa sinceramente. Busque a reconciliação com Deus e com aqueles que possa ter prejudicado.
    5. Procurar a vontade de Deus em todas as decisões: Busque a orientação de Deus em todas as decisões importantes que tomar em sua vida. Busque sabedoria na Palavra de Deus e em oração, e permita que Ele guie seus passos.

A fidelidade a Deus na vida cristã envolve um compromisso constante de seguir a vontade Dele em todas as áreas da vida. Isso requer um esforço diário e um relacionamento profundo com Deus. Mantenha-se em comunhão com outros cristãos, obedeça aos mandamentos de Deus, se arrependa de seus pecados e busque a orientação Dele em todas as decisões que tomar.
Pregação sobre a Mulher de Potifá e José Gênesis 39

Veja também

Conclusão

Às vezes, a justiça não acontece imediatamente. No fim, a justiça acontecerá e Deus fará com que José será tratado como merece.

Lembre-se de que somos chamados pelo arrependimento tanto para abandonar o pecado quanto para, ao mesmo confiança de que Deus nos perdoa por causa de Jesus. Em tudo isso, somos lembrados de manter nossos olhos focados ali, na cruz e na ressurreição de Jesus




👉 3 Livros sugeridos para leitura. Clique e Adquira!


Compartilhe nas Redes Sociais!
CompartilheCompartilhe Compartilhe


Autor: Ronaldo G. Silva é Bacharel em Teologia e Professor de Homilética sendo Pós-Graduado em Educação pela UFF. Entusiasta do trabalho de evangelização e divulgação da Palavra de Deus.
 

Sobre | Termos de Uso | Política de Cookies | Política de Privacidade

Um Site para o Líder, Pregador, EBD, Seminário, Estudo Bíblico, Sermão, Palavra Introdutória, Saudação, Mensagem e Assuntos Bíblicos para pregar a Palavra de Deus. Versões utilizadas Almeida: ACF, ARA ou ARC (SBB) e Bíblia Livre (BLIVRE)