Pregação sobre Salmo 121: Socorro nas Jornadas da Vida
O título do Salmo 121 diz: "Um cântico dos degraus". Isso significa que é um Salmo Peregrino; isso significa que foi cantado por peregrinos judeus enquanto se dirigiam para a cidade santa, Jerusalém.
E então essas são canções de viagem, canções para a estrada e canções para a jornada da vida. É chamado de Salmo de Ascensão não apenas porque o povo estava subindo para Jerusalém, mas porque o próprio salmo nos leva a Deus em nossa própria caminhada pessoal com o Senhor.
Todos nós precisamos de ajuda às vezes na vida. Onde você vai quando precisa de ajuda?
Somos encorajados a olhar além das montanhas para o Deus que as criou.
É provável que para o salmista as colinas não sejam fonte de conforto; eles são a razão pela qual o salmista precisa de consolo, força e coragem para atravessar em sua jornada. O salmista precisa de ajuda nas montanhas. Ele não precisa de ajuda das montanhas.
O salmista tem uma resposta para o dilema. De onde chegará o socorro? Seu socorro vem do SENHOR. Este é o seu nome pessoal. E ele “fez o céu e a terra." “Socorro” (ajuda) é uma palavra importante na Bíblia. Esta palavra hebraica ( ezer ) é usada 21vezes no Antigo Testamento, e quase todas se referem a Deus.
Salmo que fala da proteção divina. Este Salmo é muito reconfortante, especialmente nos momentos em que nos sentimos inseguros e temerosos. No decorrer deste sermão, vamos refletir sobre os três principais tópicos do Salmo 121 e como eles podem nos ajudar a crescer na fé e confiar em Deus cada vez mais.
1: A nossa ajuda vem do Senhor (Versículos 1-2)
O Salmo 121 começa com uma pergunta retórica: "De onde vem o meu socorro?". A resposta é imediata: "O meu socorro vem do Senhor". Esta é uma verdade poderosa e consoladora. Quando nos sentimos ameaçados, podemos olhar para Deus como nosso socorro e confiar que Ele está sempre pronto a nos ajudar. O versículo 3 continua afirmando que Deus não deixará que o nosso pé vacile, ou seja, Ele nos sustentará em todas as nossas dificuldades.
2: Deus é nosso protetor constante (Versículos 3-6)
Os versículos 3 a 6 nos dizem que Deus é um protetor constante em nossas vidas. Ele não dorme ou descansa, mas está sempre atento para nos proteger. O versículo 5 diz que o Senhor é nossa sombra à direita, o que significa que Ele nos protege dos raios do sol escaldante e também dos perigos que possam nos cercar. Como cristãos, podemos nos sentir seguros sabendo que temos um Deus que está sempre nos guardando.
3: O Senhor nos guarda em todas as nossas jornadas (Versículos 7-8)
No final do Salmo 121, o autor fala da proteção divina durante as nossas jornadas. Ele afirma que o Senhor nos guardará de todo mal e que Ele cuidará da nossa vida. Isso é especialmente reconfortante para aqueles que estão viajando, pois podemos confiar que Deus nos protegerá durante as nossas viagens e nos levará em segurança para o nosso destino.
Veja também
- Pregação sobre Trabalhar na Obra do Senhor
- Salmo 126: Grandes coisas fez o Senhor por nós.
- Pregação sobre Dedicação à Obra de Deus
Conclusão:
Em conclusão, o Salmo 121 é um salmo de confiança e esperança em Deus. Ele nos mostra que podemos sempre confiar no Senhor para nos proteger e guiar em todas as áreas da nossa vida. À medida que meditamos neste Salmo, somos lembrados de que Deus é fiel e que Ele sempre cumprirá Suas promessas. Então, que possamos crescer em nossa fé e confiança em Deus a cada dia, sabendo que Ele é nosso protetor constante e nossa ajuda em todas as nossas jornadas
Compartilhe nas Redes Sociais!