Pregação Vivendo o Novo de Deus
A vida cristã é uma jornada contínua de crescimento e transformação, e Deus tem planos maravilhosos para cada um de nós.
Vivendo o Novo de Deus é crer em Suas Promessas
Versículos-chave sobre as promessas de Deus 2 Pedro 1:4 Pelas quais ele nos tem dado grandíssimas e preciosas promessas, para que por elas fiqueis participantes da natureza divina, havendo escapado da corrupção, que pela concupiscência há no mundo.
Deus nos equipou com tudo o que precisamos para viver uma vida piedosa. E que esses recursos vêm em grande parte por meio das muitas promessas de Deus.
Mas qual é o objetivo final das muitas promessas de Deus? Para nos tornar ricos ou bem-sucedidos pelos padrões mundanos ou populares? Não, O objetivo específico de Deus nos dar Suas promessas é que possamos participar da natureza divina .
Em essência isso significa viver o tipo de vida, em conexão com Deus, que Ele sempre nos projetou para viver.
Isso pode não significar ter todos os seus desejos pessoais satisfeitos por conforto, saúde e riqueza, etc. O que isso significa, é cremos, que Deus nos equipou para viver uma vida dando honra e glória a Deus através de nossas vidas. Isso quer dizer em tempos bons, bem como em tempos difíceis.
Onde muitas pessoas erram ao reivindicar as promessas de Deus é que querem apenas usá-los para seu próprio conforto e sucesso. Tiago aborda isso em sua carta onde ele escreve: Pedis, e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites. Tiago 4:3
O objetivo final ao reivindicar as promessas de Deus é que a glória de Deus seja mostrada por meio de sua vida e por Sua vontade para ser realizado através de sua vida
Vivendo o Novo de Deus é ter o Caráter de Deus
Pois aquele em quem não há estas coisas é cego, nada vendo ao longe, havendo-se esquecido da purificação dos seus antigos pecados. 2 Pedro 1:9
Ele faz o trabalho dentro de você enquanto você define sua mente e coração para se tornar mais e mais como Jesus. Portanto, uma resposta adequada seria reivindicar a promessa de Deus de desenvolver Seu próprio caráter dentro de você e peça a Deus para continuar colocando seu coração em Sua glória e vontade.
Peça a Ele para continuamente aproximá-lo dele e criar uma fome insaciável para que sua glória brilhe intensamente em você e através de você.
E à medida que isso se torna cada vez mais sua maior fome e sede, você descobrirá Seus propósitos e promessas sendo cumpridas em e através de sua vida.
Vivendo o Novo de Deus Chamado para 'esquecer as coisas passadas'.
- Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, Filipenses 3:13
Não é uma chamada para apagar, negar ou suprimir a memória do passado. Tal visão seria inconsistente com a escritura na qual há um chamado constante para ser lembrado.
Os profetas invocaram repetidamente as pessoas para lembrar o que Deus fez em seus dias de luta, dificuldades e desobediência.
O apóstolo Paulo nos diz para lembrar o que nossas vidas eram fora de Cristo e agora o que nós nos tornamos em Cristo.
Lembrar é uma responsabilidade sagrada. A chamada para esquecer deve ser vista em seu contexto. Em Isaías 43, Deus diz ao povo de Israel para esquecer as coisas anteriores que ele fez por eles e agora concentre-se na coisa nova que Deus está fazendo.
Este versículo Filipenses 3:13 deve ser lido na íntegra para entender o que ele realmente está tentando dizer. Ele continua “esquecendo-se das coisas que ficam para trás e avançando para as que estão adiante.
Vivendo o Novo de Deus Renovando a mente
O primeiro passo para viver o novo de Deus é renovar a nossa mente. Em Romanos 12:2, a Bíblia nos diz: "Não se conformem com este mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que possam experimentar qual é a boa, agradável e perfeita vontade de Deus". É importante nos afastarmos dos padrões do mundo e nos aproximarmos dos pensamentos e valores de Deus. Isso pode ser alcançado através da oração, do estudo da Bíblia e da comunhão com outros cristãos.
Vivendo o Novo de Deus Abandonando o pecado
O segundo passo para viver o novo de Deus é abandonar o pecado. A Bíblia nos diz em 2 Coríntios 5:17: "Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas!". Precisamos nos arrepender de nossos pecados e buscar a santidade, vivendo de acordo com a vontade de Deus. Isso pode ser difícil e doloroso, mas é necessário para experimentarmos a plenitude da vida em Cristo.
Vivendo o Novo de Deus Seguindo a vontade de Deus
O terceiro passo para viver o novo de Deus é seguir a vontade Dele. Em Efésios 2:10, a Bíblia nos diz: "Pois somos obra-prima de Deus, criados em Cristo Jesus para realizar as boas obras que Deus, de antemão, preparou para que nós as praticássemos". Deus tem planos específicos para cada um de nós, e precisamos estar dispostos a segui-los, mesmo que isso signifique sair da nossa zona de conforto e enfrentar desafios. Isso pode envolver servir na igreja, ajudar os necessitados ou compartilhar o evangelho com os outros.
Veja também- Você é Precioso para Deus Salmos 119:1-24
- Pregação Você é um Projeto de Deus!
- Pregação Negue-se a si mesmo, Tome a sua Cruz e Siga-me Marcos 8:34
- +100 Assuntos Bíblicos para Pregação e Estudos.
Conclusão:
Viver o novo de Deus não é fácil, mas é a melhor coisa que podemos fazer com as nossas vidas. Quando renovamos a nossa mente, abandonamos o pecado e seguimos a vontade de Deus, experimentamos a alegria e a paz que só podem vir Dele. Lembre-se do que Paulo disse em Filipenses 3:13-14: "Irmãos, não penso que eu mesmo já o tenha alcançado, mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo
Compartilhe nas Redes Sociais!