Publicidade

Resgatado por Deus. Zacarias 3

A escolha de Deus anula as acusações do Diabo. Zacarias 3

Como lidar com as acusações e julgamentos dos outros, sabendo que Deus é nosso juiz?

Em Zacarias 3 vemos a quarta visão de oito onde Satanás se apresenta também para acrescentar insulto à injúria. 

Satanás queria que Deus soubesse quão pecaminosamente imundos eles estavam começando com Josué o sumo sacerdote e quão totalmente indignos eles eram do favor de Deus.

Esta é uma cena incrível:

Josué está na presença do Anjo do Senhor, o próprio Deus Todo-Poderoso, um dos maiores privilégios para qualquer filho de Deus experimentar.

Mas tem um personagem nesta cena que torna esta cena muito perturbadora - Satanás, o diabólico arqui-inimigo de Deus e Seu povo. 

Publicidade

Acusação

Nesta cena do tribunal, Satanás está acusando Josué, o sumo sacerdote, diante de um Deus santo, o Juiz de toda a terra e vemos um tremendo pânico acontecendo. 

Todos os esquemas de Satanás e as práticas enganosas destinam-se a arruinar nossas almas e trazer desonra para a glória de Deus

Satanás é o acusador dos irmãos e nos acusa dia e noite diante do trono. Ele está continuamente dizendo a nós e Deus como somos horríveis por causa dos nossos pecados. 

O Resgate

O versículo 2 é todo sobre o poder do resgate extraordinário de pecadores de Deus e não sobre a vida dos pecadores e tentativas de resgate. Deus é quem repreende Satanás e resgata Josué. Deus escolheu Josué, Jerusalém e você se você pertence a Ele como Seu filho.

Não passamos de pecadores vestidos de imundas, escolhidos e resgatados por um Deus santo. Como Josué, somos tições arrancados das chamas do inferno e do julgamento de Deus e é tudo por causa de Sua graça.

A palavra hebraica para imundo usada em Zacarias 3:3 é conhecida como excremento humano. Isso  não é uma imagem bonita. Esta ocasião foi que os pecados de Josué cheiravam horrivelmente nas narinas de Deus Todo-Poderoso e foram vistos sob a pior luz possível através dos olhos penetrantes de um perfeito Deus justo e santo. 

Josué tinha que ser limpo e aceito para ser trazido para perto do coração de Deus e o mesmo é verdade conosco.

Assim Cristo lava aqueles dos seus pecados em seu próprio sangue, a quem constitui reis e sacerdotes para o nosso Deus. 

Aqueles a quem Cristo faz sacerdotes espirituais, são vestidos com o manto imaculado de sua justiça e aparecem diante de Deus nisso; e com as graças de seu Espírito, que são ornamentos para eles.

A Purificação

Deus colocou nossas vestes imundas e as substituiu por Suas vestes de justiça. Essas vestes da retidão nunca pode ser suja novamente, nunca se desgasta e nunca pode ser removida em todo eternidade. 

É o que Paulo disse em II Coríntios 5:21, [21] Por nossa causa, ele o fez pecado aquele que não conheceu pecado, para que nele fôssemos feitos justiça de Deus .

Eles colocaram nele roupas limpas da cabeça aos pés. Deus remove as roupas imundas de Josué com vestes perfeitas, justas e imaculadas. Isso é tão profundo. As vestes de miséria de Josué foram substituídos pelas vestes de justiça de Jesus.

1 - A acusação de Satanás e o papel de Deus (v. 1-5):

No início da visão, Zacarias vê Josué diante do anjo do Senhor, e Satanás de pé ao seu lado para acusá-lo. Satanás é o acusador dos irmãos (Apocalipse 12:10), e neste caso, ele acusa Josué de impureza e indignidade diante de Deus. Josué, como sumo sacerdote, era responsável pela adoração no templo e pela mediação entre o povo e Deus. Mas Satanás estava ali para mostrar que Josué não era digno desse papel.

Mas Deus não permitiria que a acusação de Satanás prevalecesse. O Senhor repreende Satanás e remove a impureza de Josué, trocando suas vestes sujas por vestes limpas e belas. Deus demonstra assim que é Ele quem purifica e santifica Seu povo, e que Ele é capaz de livrá-lo das acusações de Satanás.

2 - A promessa de Deus para Josué (v. 6-7):

Após purificar Josué, Deus faz uma promessa para ele: "Eis que eu trarei o meu servo, o Renovo." Essa promessa se refere ao Messias, o Salvador que Deus enviaria para redimir Seu povo. Deus também promete que Josué teria acesso aos lugares celestiais e que ele teria autoridade para governar no templo de Deus.

Essa promessa não era apenas para Josué, mas também para todo o povo de Israel. Deus estava prometendo que enviaria o Messias para salvar e governar sobre Seu povo, e que aqueles que se voltassem para Ele seriam purificados e teriam acesso aos lugares celestiais.

3 - A responsabilidade de Josué e do povo (v. 8-10):

Após fazer essa promessa, Deus dá uma responsabilidade a Josué e ao povo: "Anda segundo os meus caminhos, e observa as minhas ordenanças, e assim governarás a minha casa." Deus estava dizendo que para receber as bênçãos e promessas que Ele havia feito, era necessário obedecer aos Seus mandamentos e caminhar em Seus caminhos.

O povo de Israel precisava entender que sua posição diante de Deus não era garantida apenas por serem descendentes de Abraão, mas sim pela obediência a Deus. Eles precisavam se arrepender de seus pecados e seguir os caminhos de Deus para receber as bênçãos que Ele havia prometido.

A escolha de Deus anula as acusações do Diabo. Zacarias 3

Veja também

  1. Ó Senhor, apressa-te em ajudar-nos! Salmo 70
  2. Pregação sobre Vaso Rachado nas mãos de Deus 
  3. Buscai as coisas do alto. Colossenses 3:1
  4. +100 Assuntos Bíblicos para Pregação e Estudos.

Conclusão

A visão de Zacarias 3 nos lembra que somos todos pecadores, mas que Deus é um Deus de misericórdia e perdão. Ele não apenas nos perdoa, mas nos purifica e nos dá uma nova vida através de Cristo. Satanás pode nos acusar, mas não tem poder sobre nós se colocamos nossa fé em Cristo. Deus tem um plano para cada um de nós e é através de Cristo que encontramos nosso propósito e nossa salvação. Que possamos confiar em Deus e em Sua obra em nossas vidas, e que possamos viver uma vida que honra e glorifica o Seu nome. Amém.




👉 3 Livros sugeridos para leitura. Clique e Adquira!


Compartilhe nas Redes Sociais!
CompartilheCompartilhe Compartilhe


Autor: Ronaldo G. Silva é Bacharel em Teologia e Professor de Homilética sendo Pós-Graduado em Educação pela UFF. Entusiasta do trabalho de evangelização e divulgação da Palavra de Deus.
 

Sobre | Termos de Uso | Política de Cookies | Política de Privacidade

Um Site para o Líder, Pregador, EBD, Seminário, Estudo Bíblico, Sermão, Palavra Introdutória, Saudação, Mensagem e Assuntos Bíblicos para pregar a Palavra de Deus. Versões utilizadas Almeida: ACF, ARA ou ARC (SBB) e Bíblia Livre (BLIVRE)