Publicidade

A Rainha Vasti Ester 1:1-12

 A Rainha Vasti Ester 1:1-12

    • 3º ano do reinado do rei  Assuero (aka: Xerxes, 485-464 AC NA Pérsia)

    • Xerxes organizou um banquete de 6 meses para seu exército e oficiais

    • Seguido por um banquete de 7 dias para todos na capital - Shushan

    • A rainha Vasti, esposa do rei, também organizou um banquete para as mulheres no palácio.

    • Após os 7 dias, Xerxes mandou chamar Vasti para que ele pudesse apresentá-la aos seus amigos.

    • Vasti se recusou a ir, o que foi um ato muito corajoso de sua parte. Ester 1:12

    • O rei e os outros homens ficaram furiosos, uma mulher havia recusado o rei, o que isso significaria?

    • Foi tomada a decisão de banir Vasti. Ester 1:19

Como a rainha Vashti alcançou seu status de esposa do rei Artaxerxes não é declarado no livro. 

No entanto, como ela costumava organizar banquetes para suas donzelas e súditos (Ester 1:3).

Publicidade

A Recusa de Vasti

Nunca nos é dito o que aconteceu em seu banquete de Vasti; mas sabemos o que aconteceu no banquete do rei: 

“O rei deu um banquete para todo o povo, do maior ao menor; que estavam na fortaleza de Susa”. As bebidas eram servidas em taças de ouro de vários desenhos e havia  abundância  de vinho real. À medida que avançamos no texto, descobrimos que o vinho fluindo livremente alterou o processo de pensamento do Rei. 

Em outras palavras, ele estava embriagado e alguns diriam que ele estava bêbado. Como resultado o rei enviou sete de seus eunucos para trazer a rainha com sua coroa real na cabeça para que o rei, os nobres e todos os outros homens podiam contemplar sua beleza. Pois a escritura diz que ela era adorável. Bem, sem o conhecimento do rei, este pedido mudaria o curso do tempo.

Uma mudança dramática estava prestes a acontecer. Assim, a primeira coisa que aprendemos sobre o Banquete é que a Rainha Vasti enviou uma resposta “NÃO” ao rei.

O uso do tempo pi'el para descrever a recusa(! aeúm 'T .w :)) (e recusar) (Ester 1:12) da Rainha Vasti.

O conselho dado ao rei Artaxerxes de que a recusa em punir a rainha Vasti servirá como exemplo para outras mulheres desconsiderarem os pedidos de seus maridos (Ester 1:16-18). Retoricamente, se o Rei não agisse contra a rainha, teria parecido política e socialmente que a rainha era mais poderosa que o rei.


A Rainha Vasti Ester 1:1-12

Veja também

  1. Lídia, Vendedora de Púrpura
  2. Rute
  3. Raabe - Josué 6:22

O que acontece depois? 

Uma lei é aprovada pela legislatura e, como é a natureza da lei, pretendia abordar não apenas uma mulher que disse “não”, mas todas as mulheres do império. As cartas são enviadas “a todas as províncias reais, a cada província em sua própria escrita e a cada povo em sua própria linguagem, declarando que todo homem deve ser mestre em sua própria casa”.

Quando a Rainha Vasti disse não diante do poder excessivo do rei, e assim perdeu sua posição, seu ato singular pode ter parecido um fútil beco sem saída não apenas para ela, mas para todas mulheres. Afinal, nunca mais ouvimos falar dela e, no próximo capítulo, uma nova rainha, Esther, é selecionada completamente novamente pelo poder do rei. 

Mas como o tempo revela, a remoção de Vasti abre caminho para o surgimento de Ester e, com o tempo, a Rainha Ester surge como personagem cujas ações são a antítese do excesso e o epítome da proporcionalidade medida. Isso é com esta abordagem medida que Ester salva seu povo





👉 3 Livros sugeridos para leitura. Clique e Adquira!


Compartilhe nas Redes Sociais!
CompartilheCompartilhe Compartilhe


Autor: Ronaldo G. Silva é Bacharel em Teologia e Professor de Homilética sendo Pós-Graduado em Educação pela UFF. Entusiasta do trabalho de evangelização e divulgação da Palavra de Deus.
 

Sobre | Termos de Uso | Política de Cookies | Política de Privacidade

Um Site para o Líder, Pregador, EBD, Seminário, Estudo Bíblico, Sermão, Palavra Introdutória, Saudação, Mensagem e Assuntos Bíblicos para pregar a Palavra de Deus. Versões utilizadas Almeida: ACF, ARA ou ARC (SBB) e Bíblia Livre (BLIVRE)