Publicidade

Como vencer as Lutas contra as Potestades? Efésios 6:12

 Pregação sobre Lutas contra as Potestades Efésios 6:12

  • Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais. Efésios 6:12


Em Efésios 6, Paulo encoraja os cristãos a “serem fortes no Senhor e na força do seu poder. Coloque o
toda a armadura de Deus, para que possais permanecer firmes contra as ciladas do diabo. Pois nossa luta não é contra carne e sangue, mas contra os governantes, contra os poderes, contra as forças mundiais desta escuridão, contra as forças espirituais da maldade nas regiões celestiais. 

Publicidade

Como vencer as lutas contra as potestades? Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possas resistir no dia mau, e havendo feito tudo, para permanecer firme” (vv. 10-13).

Qual é a natureza de nossa batalha contra Satanás? Espiritual. 

Paulo não está falando sobre armadura física (v. 11). Ele fala de “forças da maldade nas regiões celestiais” (v. 12). Nossos corpos atuais são temporários, mas nossos espíritos durarão para sempre; é através deles que nos relacionamos Deus (João 4:24). 

Embora Satanás não possa mudar nosso eterno destino, ele fará de tudo para interromper nosso relacionamento com Deus enquanto estamos na terra, nos afastando e tornando-nos infelizes e espiritualmente improdutivos.

Paulo diz: “Nossa luta não é contra a carne e sangue” (Efésios 6:12). Luta aqui também pode significar
lutar, indicando combate um-a-um. cristãos experimentar tipos semelhantes de tentações, mas o diabo
ataca e tenta cada um de nós individualmente.

Uma das táticas de Satanás é convencer as pessoas de que ele não existe. Segunda Coríntios 4:4 diz: “O deus deste mundo tem cegado as mentes dos incrédulos para que não vejam a luz do evangelho da
glória de Cristo, que é a imagem de Deus”. 

Com tamanho engano, o diabo pode facilmente executar suas estratégias de destruição. Embora o Senhor permita que Satanás traga adversidade, o Espírito Santo pode nos capacitar a caminhar
vitoriosamente, e até com alegria, à medida que confiamos nEle (Tiago 1:2-4).

Por que os crentes às vezes ainda são derrotados nas batalhas espirituais?  Ignorância da batalha. Muitos cristãos nem são cientes de que há uma guerra acontecendo. Eles atribuem o bem ou ruim em suas vidas à sorte.

Negação da existência de Satanás. O diabo é real: Jesus falou com ele no deserto, expulsaram demônios e ensinou sobre os esquemas do diabo. Cristo não teria falado do adversário se ele não existisse.

Como crentes, podemos ser fortes e ver Deus lutar nossas batalhas. Somos chamados a vestir nossa armadura espiritual e então “mantenha-se firme” (Efésios 6:11). Isso é semelhante ao que o Senhor disse a Moisés (Ex. 14:13), e séculos depois, ao rei Josafá: “Você não precisa lutar nesta batalha; fique na sua posição, fique de pé e observe a salvação do Senhor” (2 Crônicas 20:17). Embora estejamos em um estado espiritual guerra, Deus não nos chama para lutar com o diabo. Nós somos simplesmente para ser forte no Senhor e observar os milagres.

Todos nós enfrentamos lutas e dificuldades na vida. Algumas delas podem parecer impossíveis de serem vencidas. Mas, como cristãos, não estamos sozinhos nessa luta. A Bíblia nos ensina que temos acesso ao poder de Deus, que pode nos ajudar a enfrentar qualquer situação. Neste sermão, vamos estudar o que a Bíblia nos diz sobre as lutas e como podemos enfrentá-las com o poder de Deus.

I. Reconheça que a luta não é contra carne e sangue (Efésios 6:12)


O apóstolo Paulo nos ensina em Efésios 6:12 que as nossas lutas não são contra pessoas, mas sim contra forças espirituais do mal. Isso significa que a nossa luta é espiritual e não física. Quando entendemos isso, podemos mudar a nossa perspectiva e começar a enfrentar as lutas com as armas espirituais que Deus nos deu.

II. Use as armas espirituais (Efésios 6:13-18)


Deus nos deu as armas espirituais para que possamos enfrentar as lutas que surgem em nossa vida. Paulo nos ensina em Efésios 6:13-18 que devemos usar a armadura de Deus para resistir ao mal e permanecer firmes. Devemos usar a verdade, a justiça, a paz, a fé, a salvação e a Palavra de Deus para enfrentar as lutas. Quando usamos essas armas, somos capazes de resistir ao mal e permanecer firmes em Deus.

III. Busque o poder de Deus através da oração (Efésios 6:18)


A oração é uma das armas mais poderosas que Deus nos deu para enfrentar as lutas. Em Efésios 6:18, Paulo nos ensina a orar em todo o tempo, com toda a oração e súplica no Espírito. Quando oramos, estamos nos conectando com o poder de Deus e permitindo que Ele lute as nossas batalhas por nós. A oração é a chave para a vitória em qualquer luta que enfrentamos.
Pregação sobre Lutas contra as Potestades Efésios 6:12

Veja também

Conclusão:

Enfrentar as lutas pode parecer assustador, mas quando entendemos que estamos lutando uma batalha espiritual e usamos as armas que Deus nos deu, podemos vencer qualquer situação. Lembre-se de que a nossa vitória não vem da nossa própria força, mas do poder de Deus que habita em nós. Por isso, busque a Deus em oração, use as armas espirituais e confie no Seu poder para enfrentar as lutas que surgem em sua vida.




👉 3 Livros sugeridos para leitura. Clique e Adquira!


Compartilhe nas Redes Sociais!
CompartilheCompartilhe Compartilhe


Autor: Ronaldo G. Silva é Bacharel em Teologia e Professor de Homilética sendo Pós-Graduado em Educação pela UFF. Entusiasta do trabalho de evangelização e divulgação da Palavra de Deus.
 

Sobre | Termos de Uso | Política de Cookies | Política de Privacidade

Um Site para o Líder, Pregador, EBD, Seminário, Estudo Bíblico, Sermão, Palavra Introdutória, Saudação, Mensagem e Assuntos Bíblicos para pregar a Palavra de Deus. Versões utilizadas Almeida: ACF, ARA ou ARC (SBB) e Bíblia Livre (BLIVRE)