Publicidade

O valor da nossa alma Marcos 8:36

Pregação sobre Marcos 8:36 O Valor da nossa alma

  •  Pois, que aproveitaria ao homem ganhar todo o mundo e perder a sua alma? Marcos 8:36

Agora estamos vivendo em um mundo onde os homens foram totalmente absorvidos no físico, no material, e as coisas que pertencem a esta carne. Isso mesmo! Você sabe que é verdade e eu sei que é verdade.

Tudo sobre nós e a maioria das coisas em nós são voltadas para o conforto e cuidado deste corpo. Nosso Senhor disse: “Somos tomados por três perguntas: o que devo beber, o que devo comer e com que me vestirei?” Isso é o que nos preocupa: “A concupiscência dos olhos, a concupiscência docarne e a soberba da vida”. Isso se chama “O mundo”.

Publicidade

Isso mesmo;  1 João 2:15-16;  Cristo, diz o Senhor; “Não ameis o mundo, nem as coisas que estão no mundo. Se alguém ama o mundo (se o mundo é seu objeto de afeições, se o mundo é sua preocupação última, primária, se ele ama o mundo, se esse é seu primeiro amor) o amor de Deus não está nele por tudo o que há no mundo; (isso é o que compõe o mundo) a concupiscência desta carne, e a concupiscência dos olhos, e a soberba da vida”.

Suponha que eu ganhe o mundo inteiro com sua glória e sua fama e sua honra e seus confortos e perder minha alma e nunca conhecer o Deus vivo?

Deixe-me dizer-lhe; nosso Senhor disse isso: “Ninguém pode servir a dois senhores. Ninguém pode servir a Deus e mammon. Ele amará um e odiará o outro”. 

E você não pode amar a Deus e amar este mundo. Você não pode servir ao Deus vivo que é Espírito: “Aqueles que adoram a Deus o adoram em espírito e em verdade”. 

O que aproveitará ao homem se ele ganhar tudo? Tudo o que você está vivendo e tudo o que você está tentando obter e tudo o que você está ofegante depois; se ele ganha cada pedacinho disso e o coloca em sua mão, em seu controle, todos os confortos que este mundo pode dar, toda a glória que este mundo pode dar, todos os prazeres que este mundo pode dar, toda a fama que este mundo pode dar; se ele ganha tudo e perde seu alma? 

Não consigo pensar em nada mais horrível. 

Salomão disse que tentou de tudo e descobriu: “Vaidade das vaidades; tudo é vaidade.

Existem várias maneiras pelas quais um homem pode perder sua alma. Só há uma maneira que um homem pode ser salvo e isso é através do sangue de Cristo. 

Há apenas uma maneira que um homem pode ser redimido e isso é por Cristo.

Mas há várias maneiras pelas quais um homem pode perder sua alma. Um homem pode perder sua alma vivendo em pecado e em rebelião aberta contra Deus todo-poderoso e ignorando o Evangelho de Cristo. Você pode perder sua alma dessa maneira.

O valor da nossa alma em comparação com todas as coisas deste mundo. Através deste texto, aprenderemos como enfrentar as lutas da vida cristã e manter o nosso foco em Cristo.

1: Negando-se a si mesmo

O verso 35 nos diz: "Pois quem quiser salvar a sua vida, a perderá; mas quem perder a sua vida por minha causa e pelo evangelho, a salvará." (Marcos 8:35). Jesus nos chama a negar a nós mesmos, deixar nossos interesses pessoais e desejos egoístas de lado e seguir a vontade de Deus. Essa é a base para enfrentar as lutas da vida cristã. Negar a nós mesmos nos faz lembrar que não estamos neste mundo para agradar a nós mesmos, mas a Deus.

2: O valor da alma

O verso 36 nos ensina: "Pois, que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?" (Marcos 8:36). Jesus nos alerta que nada deste mundo pode ser comparado ao valor da nossa alma. As lutas da vida muitas vezes nos fazem pensar que as coisas materiais, status ou reconhecimento são importantes, mas Jesus nos lembra que nada disso é comparável ao valor da nossa alma. Podemos perder tudo nesta vida, mas se tivermos Jesus em nosso coração, ganhamos a vida eterna.

Pregação sobre Marcos 8:36 O Valor da nossa alma

Veja também

  1. Como vencer as Lutas contra as Potestades? Efésios 6:12
  2. Os que Confiam no Senhor não se Abalam Salmos 125:1
  3. Sobre a Rocha ou Sobre a Areia? Mateus 7:24-27
  4. +100 Assuntos Bíblicos para Pregação e Estudos.

Conclusão

Marcos 8:36 é um versículo impactante que nos faz refletir sobre o verdadeiro valor das coisas em nossas vidas. Nele, Jesus nos ensina que "pois, que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?".

Isso nos mostra que, muitas vezes, nos preocupamos tanto em conquistar coisas materiais e acumular bens que nos esquecemos do que realmente importa, que é a nossa vida espiritual e nossa relação com Deus.

Jesus nos alerta que o ganho material não é o fim em si mesmo, e que devemos priorizar aquilo que é eterno e que verdadeiramente importa. É necessário colocar nossa confiança em Deus e buscar em primeiro lugar o Seu Reino e a Sua justiça, como nos ensina Mateus 6:33.

Portanto, devemos ter cuidado para não nos deixarmos dominar pelo desejo de riquezas e sucesso material, mas sim buscar a vontade de Deus para as nossas vidas e vivermos de acordo com os Seus princípios. Afinal, a nossa alma é muito mais valiosa do que qualquer tesouro terreno, e é ela que permanecerá para a eternidade.




👉 3 Livros sugeridos para leitura. Clique e Adquira!


Compartilhe nas Redes Sociais!
CompartilheCompartilhe Compartilhe


Autor: Ronaldo G. Silva é Bacharel em Teologia e Professor de Homilética sendo Pós-Graduado em Educação pela UFF. Entusiasta do trabalho de evangelização e divulgação da Palavra de Deus.
 

Sobre | Termos de Uso | Política de Cookies | Política de Privacidade

Um Site para o Líder, Pregador, EBD, Seminário, Estudo Bíblico, Sermão, Palavra Introdutória, Saudação, Mensagem e Assuntos Bíblicos para pregar a Palavra de Deus. Versões utilizadas Almeida: ACF, ARA ou ARC (SBB) e Bíblia Livre (BLIVRE)