Parábola Vinho Novo em Odres Novos vs Odres Velhos
- E ninguém deita vinho novo em odres velhos; de outra sorte o vinho novo romperá os odres, e entornar-se-á o vinho, e os odres se estragarão; Mas o vinho novo deve deitar-se em odres novos, e ambos juntamente se conservarão. Lucas 5:37,38
Vinho novo em em odres velhos é uma parábola de Jesus. Isso é encontrado em Mateus9:14-17, Marcos 2:18-22e Lucas 5:33-39. As parábolas seguem o recrutamento de Levi como discípulo de Jesus, e parecem ser parte de uma discussão em um banquete oferecido por ele.
No primeiro século (e nos séculos seguintes), os odres eram feitos de peles de animais. A princípio as peles fez o trabalho; eles eram flexíveis o suficiente para se expandir com o vinho em fermentação. Mas logo eles ficaram secos e difícil. E quando vinho novo era derramado neles, a fermentação interna do vinho dava gases, e os gases exerceriam pressão sobre as peles.
O vinho novo tem que passar por um processo de fermentação. Isso produz gás que faz com que seu recipiente possa se expandir. Mas os odres velhos são muito rígidos e inflexíveis para se expandir. Então, quando a pressão fica muito grande, eles estouram.
Os odres novos são flexíveis. Eles podem se expandir com o dinâmico vinho novo. Assim, vinho novo deve ser derramado em odres novos.
“Vinho novo deve ser posto em odres novos.” Para que não percamos o vinho! Não importa as peles estourando. O objetivo é guardar o vinho!
Jesus o Vinho Novo
Como tantas parábolas de Jesus registradas por Lucas, esta também é contada em um contexto de conflito com o líderes religiosos da época, com os escribas e fariseus.
Os escribas são os teólogos profissionais e advogados eclesiásticos da época. Os fariseus são os devotados líderes leigos da época. Junto eles são os autodenominados guardiões e protetores da Lei de Israel e, portanto, os guardiões e protetores da reputação do Deus de Israel.
Aqui Jesus explica que sua palavra e o Espírito que a acompanha são como vinho novo. Eles são poderosos e com dinâmica e explosiva. Hebreus 4:12 diz: “Porque a palavra de Deus é viva e eficaz...” Para conter sua preciosa palavra de vida, um homem deve ser como um odre novo; ele deve estar disposto a aprender e disposto a mudar. Ele deve ser humilde o suficiente para obedecer a palavra de Jesus como ela é.
Por outro lado, os fariseus eram como odres velhos. Eles eram inúteis para Deus. Eles não receberam o sua palavra preciosa; eles não cresceram para entender o coração de Deus. Eles eram orgulhosos, teimosos e legalistas.
Veja também- Restauração, Esperança e Consagração: Lições de Zacarias 8
- Pregação sobre Edificação: Edificar-se Espiritualmente
- Como devemos nos Preparar para o Final dos Tempos?
- +100 Temas para Ministrar a Palavra de Deus
Jesus quer derramar seu vinho novo em nós e encher nossos corações com o amor de Deus e a verdadeira alegria. Mas para conter este vinho novo devemos ser como odres novos.
Quando ouvimos a palavra de Jesus, devemos obedecer de forma simples e absoluta. E devemos fazer um compromisso claro de seguir Jesus como de primeira importância. Aqueles que fazem isso podem crescer em Jesus infinitamente e se tornar grandes servos de Deus.
Compartilhe nas Redes Sociais!