Pregação As Misericórdias do Senhor Lamentações 3:22,23
- As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; Novas são cada manhã; grande é a tua fidelidade. Lamentações 3:22,23
A primeira palavra que Jeremias menciona quando fala de sua esperança é: “É das misericórdias do Senhor”.
Jeremias não tinha esperança no mérito pessoal - mas nas misericórdias de Deus; não na moralidade - nas misericórdias de Deus; não em obras— nas misericórdias de Deus.
Alguns têm esperança nas relações familiares, na sua igreja, nos seus trabalhos religiosos, num sentimento e em muitos outros vãs motivos de esperança. Jeremias não tinha esperança em nenhuma dessas coisas. Sua esperança estava “nas misericórdias do Senhor”
Misericórdias - Esta palavra é traduzida como “bondade” muitas vezes no Antigo Testamento.
É muito expressivo que transmite todas as ideias de “amor, graça, misericórdia, fidelidade, bondade e devoção”.
Esta palavra retrata Deus e seu amor divino dos homens.
Observe no versículo 22 que somos informados da compaixões do Senhor – plural. A maior compaixão é aquela que nos foi mostrada pelo Senhor em Cristo nosso Salvador.
A única razão pela qual não fomos consumidos quando Adão pecou no jardim é porque na eternidade Deus misericordioso escolheu um povo em Cristo a quem salvaria. (Ef 1: 3-6) A única razão pela qual não fomos consumidos desde que nascemos ou desde que nascemos de novo é a misericórdia providencial de Deus. Romanos 8:28
A compaixão de Deus por seu povo se renova a cada manhã. Eles não são novos algumas manhãs, mas novos toda manhã. Cristo é a Fonte das águas vivas. Suas misericórdias e compaixões por seu povo são sempre novas, sempre refrescante, sempre saciando nossa sede nesta terra seca e sedenta.
Fala sobre a misericórdia e fidelidade de Deus. O escritor expressa sua confiança em Deus, mesmo em meio a um período de sofrimento e dor.
I. A misericórdia de Deus (versículo 22)
No início de Lamentações 3:22-23, o escritor expressa sua gratidão pela misericórdia de Deus. A misericórdia de Deus é um sinal do Seu amor incondicional por nós, mesmo quando não merecemos.
É pelas misericórdias do Senhor que não fomos consumidos em nossa carne morta e pecaminosa. É porque pela misericórdia de Deus nos regenerou, nos chamou e nos guarda.
Nenhum dos eleitos de Deus jamais será consumido porque as misericórdias de Deus para com seu povo são soberanas, misericórdia imutável (imutável) em Cristo.
II. A misericórdia de Deus se renova (versículo 23a)
Ele lembra que a misericórdia de Deus é renovada a cada manhã, mostrando que Ele nunca nos abandona ou desiste de nós. Mesmo quando nos afastamos Dele, Deus continua fiel, sempre nos chamando de volta para Si. A fidelidade de Deus é uma fonte de esperança e conforto para nós, pois podemos confiar que Ele sempre cumprirá Suas promessas e nos guiará em todos os momentos.
III. Grande é sua Fidelidade (versículo 23b)
• Deus é fiel a si mesmo — ele não pode negar a si mesmo.
• Deus é fiel ao seu propósito — “ Declarando o fim desde o princípio, e desde os tempos antigos o coisas que ainda não aconteceram, dizendo: O meu conselho permanecerá firme, e farei toda a minha vontade”.
• Deus é fiel à sua aliança eterna --(2 Sam. 23:5; Salmos 89:34)—Números 23:19: Deus não é um homem, para que ele minta; nem filho do homem, para que se arrependa; porventura disse, e não o fará? ou ele falou, e não o fará bom?
• Deus é fiel a seu Filho— Sl 89:27-36: Também o farei meu primogênito, superior aos reis da terra. Minha misericórdia guardarei para ele [para Cristo] para sempre, e minha aliança permanecerá firme com ele.
Sua semente também farei durar para sempre, e seu trono como os dias do céu.
• Deus é fiel ao seu povo-- Hebreus 13: 5: Que o vosso trato seja sem avareza; e ser contente com as coisas que tendes; porque ele disse: Nunca te deixarei, nem te desampararei
Veja também
- Pregação Os Quatro Leprosos, a fome e a abundância 2 Reis 7:1-20
- Deus Cuida de Você! 1 Pedro 5:7
- Pregação Por que estás abatida, ó minha alma. Salmos 42:5
- +100 Assuntos Bíblicos para Pregação e Estudos.
Conclusão:
Caros irmãos e irmãs, o Salmo Lamentações 3:22-23 nos lembra da misericórdia e fidelidade de Deus. Ele nos mostra que mesmo em meio às dificuldades e sofrimentos, Deus continua sendo fiel e compassivo. Podemos ter esperança em Deus porque Ele é a nossa porção e nos guiará em todos os momentos. Que este salmo seja uma inspiração para nossas vidas, nos lembrando de que podemos confiar em Deus em todos os momentos, pois Ele é sempre fiel e misericordioso. Amém.
Compartilhe nas Redes Sociais!