Pregação A Missão de Jesus e a nossa Missão Lucas 4:18,19
Cristo é ungido no presente, para o nosso bem. Ele aumentará a unção sobre Seu povo para andar nos mesmos milagres, sinais e maravilhas que Ele mesmo andou.
O espírito de profecia nos dá coragem para perseverar no dia da glória e da provação
O ministério de Jesus e a missão que Ele veio cumprir na Terra. Neste versículo, Jesus cita as palavras do profeta Isaías para descrever Sua própria missão.
O Espírito do Senhor (versículo 18a)
No início de Lucas 4:18-19, Jesus cita o profeta Isaías para descrever como o Espírito do Senhor O ungiu para pregar as boas-novas aos pobres, curar os corações quebrantados, proclamar a libertação aos cativos e a recuperação da vista aos cegos. Isso mostra que a obra de Jesus não foi simplesmente uma obra humana, mas foi capacitada pelo Espírito do Senhor. Isso nos ensina a importância de buscar o Espírito Santo para nos guiar em nossa própria missão na Terra.
Lucas 4:18 sinaliza o início do ministério de Jesus. Depois das narrativas de batismo e tentação, o leitor aprende que Jesus volta para a Galiléia no poder do Espírito e começa a ensinar nas sinagogas com grande louvor (Lc 4:14-15).
Lemos o que Jesus disse em Lucas 4:18-19, tirado de Isaías 61:1-2. Uma passagem muitas vezes referida como Jesus resumindo Sua missão, e ao fazer, qual deve ser nossa missão.
O Espírito está sobre mim na pregação, porque Jeová me ungiu desde o ventre (Lucas 1:35), e no batismo, com o Espírito “sem medida” e permanentemente “permanecendo” em Mim (Isaías 11:2; João 1:32; João3:34; Salmo 45:7; 1 Reis 1:39, 1 Reis 1:40; 1 Reis 19:16; Êxodo29:7). “Ungido” como Messias, Profeta, Sacerdote e Rei
Lucas 4,18: “ anunciar boas novas aos pobres”.
Esta “boa nova” encontra a sua expressão particular na palavra traz para os pobres. Jesus diz que “trará boas novas aos pobres”. Esse foco nos pobres aparece mais dez vezes em Lucas. Em cada caso, o texto chama a atenção para o ministério de Jesus aos pobres. Os pobres são abençoados (6:20). Os pobres são o assunto das boas novas (7:22). Eles são convidados para o banquete quando outros convidados não aparecem (14:13; 14:21).
Não apenas economicamente pobres, mas para aqueles que também estão na pobreza espiritual e moral.
Lucas 4,18: Curar os quebrantados de coração
Ao mencionar que foi enviado para curar os quebrantados do coração, Jesus estava se referindo a uma missão que Ele veio cumprir na Terra, que era a de trazer a cura e o alívio para as pessoas que sofriam com aflições emocionais.
Essa mensagem de Jesus é extremamente poderosa, pois mostra que Ele veio para atender às necessidades das pessoas em todas as áreas da vida, não apenas no aspecto espiritual, mas também no emocional e físico. Essa é uma mensagem de esperança e de conforto para todos aqueles que estão passando por momentos difíceis e precisam de ajuda para superar seus desafios.
Portanto, a citação "enviou-me a curar os quebrantados do coração" é uma declaração de amor e compaixão de Jesus por toda a humanidade, demonstrando que Ele está sempre presente para nos ajudar a superar nossas dificuldades e nos trazer a cura e a paz que tanto precisamos.
Lucas 4:19: “ Ele me enviou para proclamar liberdade aos cativos”.
Não apenas os presos, mas também prisioneiros do pecado. Seja esse vício, ódio, violência, hipocrisia, inveja, ganância e muitos outros pecados. Proclamar liberdade aos prisioneiros da riqueza e prisioneiros da tradição e do legalismo.
É interessante que Lucas só usa a palavra para liberação ( aphesis ) para significar "perdão dos pecados". A palavra tem a conotação de libertação, liberdade, remissão, como assim como o perdão.
O anúncio de Jesus lembra que examinemos nossas vidas em busca de todas as formas de controle, poder, acusação e culpa nos mantêm cativos. Os crentes devem honestamente se perguntar o que nos mantém cativos e até que ponto irá se libertar daquele cativeiro nos prepara para mais emocionantes e poderoso serviço completo.
Lucas 4:19 “recuperação da vista para os cegos.”
Não apenas para cegueira, mas todos os problemas físicos, mentais e sofrimento emocional.
Esse entendimento indica a necessidade de a igreja abraçar esta proclamação por si mesma. Enquanto não houver muitos que podem sair e curar aqueles que estão literalmente cego, a igreja pode agir de modo a ser uma luz para outros para ver a obra do reino de Deus em Jesus.
Lucas 4:19 “para libertar os oprimidos”
Não apenas os oprimidos, mas também os aflitos, oprimido e aflito.
Jesus se baseia em uma rica base bíblica da tradição de Deus ao lado dos oprimidos. “O Senhor é uma fortaleza para os oprimidos” (Sl 9:9) e aquele “que exerce e faz justiça aos oprimidos” (Sl 146:7). Mais exatamente, o povo de Deus conheceu a opressão quando eles foram cativos no Egito. A libertação final de Deus veio a história central para o povo escolhido de Deus.
A palavra hebraica para opressão tem estreita afinidade com a palavra para pobres. Esta palavra nunca tem algum inanimado objeto como seu sujeito; ao contrário, sempre se refere a pessoas. A opressão não reflete um estado estático de ser, mas uma experiência vivida pelas pessoas. Opressão significa não poder decidir o caminho da vida.
A missão de Jesus (versículo 19)
No segundo tópico, Jesus continua a citar Isaías para descrever Sua própria missão. Ele afirma que foi enviado para proclamar o ano aceitável do Senhor. Isso se refere ao ano do jubileu, no qual todas as dívidas eram perdoadas e todos os escravos eram libertados. Isso mostra que a missão de Jesus era trazer a libertação e a redenção aos cativos do pecado e da opressão. Sua missão foi cumprida na cruz, onde Ele pagou o preço pelos nossos pecados e nos libertou do poder do pecado e da morte.
Jesus conclui Sua citação de Isaías afirmando que essa é a hora da aceitação do Senhor. Isso nos lembra que a mensagem de Jesus requer uma resposta de nossa parte. Devemos aceitar Sua mensagem de libertação e redenção e nos entregar a Ele completamente. Devemos ser transformados pela obra do Espírito Santo em nossas vidas e viver de acordo com a vontade de Deus.
Veja também- Sermão sobre Missões: Passa à Macedônia, e ajuda-nos! Atos 16
- O Deus da da Sarça Ardente, "EU SOU", te chama. Êxodo 3
- Missões Urbanas em busca do Arrependimento Atos 17:30
Conclusão:
Lucas 4:18-19 nos lembra da missão de Jesus e de nossa resposta a Sua mensagem. Devemos buscar a orientação do Espírito Santo em nossas vidas e aceitar a obra que Jesus fez por nós na cruz. Somente através de Sua obra podemos encontrar libertação e redenção verdadeiras. Que este salmo seja uma inspiração para nossas vidas, nos lembrando de viver em resposta à missão de Jesus.
Compartilhe nas Redes Sociais!