Pregação sobre Edificação: Edificar-se Espiritualmente
Literalmente, a palavra grega para edificar significa “construir”. Quando Jesus disse que edificaria sua Igreja, Ele usou o mesmo grego palavra para “edificar” que em outro lugar é traduzida como “edificar” (Mateus 16:18).
O mesmo é verdade sobre o homem sábio que construiu sua casa sobre a rocha. (Mateus 7:24). Pode-se dizer que aquele que ouve e aplica a vontade do Senhor é um homem sábio que está sendo edificado?
Edificação significa edificar espiritualmente. É a atividade espiritual e crescimento (Efésios 4:16). É aplicar o que aprendemos que nos torna cristãos melhores. Os cristãos são edificados para oferecer sacrifícios espirituais, ou seja, atos de obediência (1 Pe 2:5).
O próprio amor edifica (1 Coríntios 8:1). O amor nos leva a guardar Seus mandamentos (João 14:15). O amor nos edifica para sermos obedientes.
Até mesmo nossas palavras podem nos edificar para a obediência (Efésios 4:29).
1. A Edificação Espiritual dos Crentes
Em 2 Coríntios 13:10, o apóstolo Paulo nos fala sobre o propósito da edificação na vida dos crentes. Ele escreve: "Por isso vos escrevo estando ausente, para que, estando presente, não use de rigor segundo a autoridade que o Senhor me conferiu para edificação, e não para destruição". Neste versículo, Paulo está expressando sua preocupação com a edificação espiritual dos crentes em Corinto, em vez de usar sua autoridade apostólica para destruir ou causar danos. Em outras palavras, as repreensões são edificantes.
Novamente, edificação significa que estamos sendo edificados espiritualmente.
Aplicando o que aprendemos da palavra de Deus e participando dos cultos nos edificará espiritualmente! Se não estivermos sendo edificados em cultos que sugerem um dos dois coisas:
1) Discordamos do que está sendo feito, ensinado e dito pela palavra de Deus. -OU-
2) Nossa mente está em outro lugar, não nos cultos de adoração.
A edificação está nas canções, está nas orações, é discutida durante a ceia do Senhor e é encontrada em todas as mensagens da palavra de Deus, seja uma mensagem positiva ou negativa.
2. Busque edificação.
3. Edifiquem-se uns aos outros. Efésios 4:25-32
Ao se comunicar com os outros, os cristãos são chamados a usar nossa fala para edificar pessoas em vez de destruí-las. Devemos ministrar graça uns aos outros, transmitindo bondade, bênção e influências divinas para aqueles que ouvem nossas palavras.
Seja em nossas casas, no trabalho com colegas de trabalho ou em relacionamentos com amigos – em todos os momentos e lugares devemos oferecer palavras que são de natureza construtiva. Em Tiago 4:11 somos instruídos a não “falar uns contra os outros” e em Tiago 5:9 somos instruídos a não reclamar uns dos outros. quando nos envolvemos conversa que é destrutiva para os outros - palavras centradas em resmungar, criticar ou derrubar as pessoas - nós entristecemos o Espírito Santo (Efésios 3:30) impedindo assim Sua obra em nossas próprias vidas.
Edificar os outros não significa que não podemos corrigir uns aos outros. No entanto, quando chamados a fazê-lo, devemos expressar de uma forma construtiva e que deixa as pessoas encorajadas a seguir em frente. Somos informados nas Escrituras para falar a verdade uns aos outros, mas mesmo quando temos que dizer a alguém onde eles estão errados, nós edificamos quando também dê a eles os passos para melhorar as coisas ou corrigir seus erros.
Devemos estar sempre atentos a maneiras de falar a bondade de Deus na vida de outra pessoa e encoraje-a usando palavras para edificá-la e encorajá-la em sua caminhada com o Senhor
Veja também
- Como devemos nos Preparar para o Final dos Tempos?
- Pregação Tudo é possível ao que crê - Marcos 9:23
- Veja Um Exemplo da Justiça de Deus Revelada: Mardoqueu. Ester 6:1-14
- +100 Pregações para Culto de Homens (Varões)
Conclusão
A edificação é um princípio essencial na vida cristã. Significa o crescimento espiritual, o fortalecimento da fé, a construção de uma base sólida em Cristo e o desenvolvimento de um caráter cristão cada vez mais semelhante ao de Jesus. A edificação envolve o ensino e a aplicação da Palavra de Deus, o encorajamento mútuo, a correção amorosa e o cuidado uns pelos outros.
Compartilhe nas Redes Sociais!