Pregação sobre Zacarias 2:8 Somos Menina dos Olhos de Deus
- Porque assim diz o Senhor dos Exércitos: Depois da glória ele me enviou às nações que vos despojaram; porque aquele que tocar em vós toca na menina do seu olho. Zacarias 2:8
Você provavelmente sabe que o termo “menina dos meus olhos” significa alguém que estimo apaixonadamente.
Nós instintivamente protegemos e valorizamos nossos olhos, talvez mais do que qualquer outra parte de nossos corpos.
Em Deuteronômio 32:10 e Zacarias 2:8 Deus chama Seu povo é a “menina de seus olhos”.
Como cristãos, somos a menina dos olhos de Deus. Pense nisso... nós somos a maior prioridade de Deus na terra... feito à Sua imagem. Ele nos protege, cuida de nós, e se preocupa conosco. Nós somos queridos pelo Deus do Universo!
Publicidade
O contexto de Zacarias 2:8 está inserido no livro de Zacarias, um dos profetas menores do Antigo Testamento da Bíblia. O livro de Zacarias foi escrito durante o período pós-exílico, cerca de 520-518 a.C., após o retorno dos judeus do cativeiro babilônico.
Zacarias 2:8 é parte de uma visão que o profeta teve sobre a restauração de Jerusalém e a proteção divina que estaria sobre a cidade.
Nessa visão, o Senhor fala através do profeta e promete que Ele será a proteção da cidade e que estará no meio dela como um muro de fogo, para proteger seu povo dos inimigos.
Essa mensagem de proteção divina era particularmente importante para os judeus que retornaram do exílio babilônico, pois eles haviam experimentado grande sofrimento e opressão nas mãos de seus inimigos.
A mensagem de Zacarias 2:8 ofereceu-lhes esperança e encorajamento, lembrando-lhes que Deus estava com eles e que iria protegê-los e abençoá-los se eles se voltassem para Ele.
Essa é uma mensagem de esperança e consolo para nós, que somos filhos de Deus. O texto nos mostra que somos amados e valorizados por Deus, e que Ele está sempre presente em nossas vidas, protegendo-nos e guiando-nos em todos os momentos. Vamos refletir sobre isso juntos?
I. Menina dos Olhos de Deus porque somos a Imagem de Deus
Deus nos criou à sua imagem e semelhança, nos fazendo seus filhos e filhas (Gênesis 1:26-27). Somos únicos e especiais para Ele, assim como uma menina dos olhos é uma parte importante e delicada do nosso corpo.
Deus nos vê como preciosidades e nos ama incondicionalmente, independentemente de nossas falhas e fracassos. Ele nos criou para ter um relacionamento íntimo e pessoal com Ele e para sermos seus representantes na Terra (Colossenses 3:10, Efésios 2:10).
II. Menina dos Olhos de Deus porque somos a Geração Eleita
Assim como os judeus do tempo de Zacarias, somos a geração eleita de Deus (1 Pedro 2:9). Fomos escolhidos por Ele para sermos seus filhos e para cumprirmos o seu propósito em nossas vidas.
Ele nos chamou para sermos um povo santo, separado do mundo e dedicado ao seu serviço. Isso significa que devemos buscar a santidade em todas as áreas de nossas vidas, buscando sempre agradar a Deus em tudo o que fazemos (Romanos 12:1-2).
III. Menina dos Olhos de Deus porque somos Filhos de Deus
Como filhos de Deus, temos o privilégio de ter um relacionamento pessoal e íntimo com Ele (João 1:12). Ele nos ama incondicionalmente e deseja estar presente em todas as áreas de nossas vidas. Isso significa que podemos confiar nele em todas as situações, buscando sua orientação e direção para nossas vidas.
Ele é nosso Pai amoroso e fiel, que nunca nos abandonará nem nos deixará (Romanos 8:15-17).
Veja também
Conclusão:
Que possamos ser lembrados de que somos a menina dos olhos de Deus. Ele nos criou, escolheu-nos e nos ama incondicionalmente. Vamos buscar a santidade e agradá-lo em todas as áreas de nossas vidas, sabendo que Ele está sempre conosco, guiando-nos e protegendo-nos em todos os momentos. Que possamos nos aproximar dele em oração, buscando seu consolo, orientação e amor. Amém.
👉 3 Livros sugeridos para leitura. Clique e Adquira!
Compartilhe nas Redes Sociais!
Autor: Ronaldo G. Silva é Bacharel em Teologia e Professor de Homilética sendo Pós-Graduado em Educação pela UFF. Entusiasta do trabalho de evangelização e divulgação da Palavra de Deus.