Pregação Transformados de Glória em Glória 2 Coríntios 3:18
Como posso ser transformado de Glória em Glória? Como posso me tornar mais semelhante a Cristo? Como posso refletir Adão cada vez menos e refletir cada vez mais o Senhor Jesus? Como Ele (o Senhor Jesus) pode crescer e como posso diminuir, para que quando as pessoas virem minha vida, vejam o reflexo do Senhor Jesus? Como posso ter menos da vida própria e mais da vida Dele? Como posso ter menos das obras da carne e mais do fruto do Espírito? Este é o tipo de transformação que todo crente deveria estar procurando.
O que devemos refletir?
Então o versículo está falando sobre olhar em um espelho. Ao olharmos no espelho, o que vemos? Normalmente, quando olhamos para um espelho, vemos nosso próprio reflexo; nós nos vemos.
Mas neste caso, olhamos no espelho e vemos a glória do Senhor. Paulo está se referindo aqui à glória do Senhor Jesus. Nos escritos de Paulo, quando ele usa a palavra “Senhor” ele está sempre se referindo ao Senhor Jesus, a menos que especifique o contrário.
Comparar 1Coríntios 4:5. Ao olharmos para este espelho, devemos contemplar a glória do Senhor Jesus.
Deus quer que vejamos o Senhor Jesus. Ele pintou para nós um retrato maravilhoso Dele.
Na Bíblia encontramos o retrato de Deus do Senhor Jesus: não Sua aparência física, mas Sua glória, a beleza de Seu caráter, a perfeição de Sua Pessoa, a glória de quem Ele é . Deus quer que nós estudemos esse retrato e contemple-o diariamente. Ele quer que vejamos o Senhor Jesus em Sua Palavra.
Talvez a declaração mais surpreendente de 2 Coríntios 3:18 seja esta: “Fomos transformados naquela mesma imagem”.
Contemplando Cristo para refletir Cristo
Estamos olhando no espelho da Palavra de Deus. Vemos a glória do Senhor, e somos transformados nessa mesma imagem!
Começamos a nos tornar como o que estamos olhando. Nós estamos sendo transformados à imagem de Cristo. O propósito de Deus, para cada filho de Deus, é que sejamos conformes à imagem de Seu Filho(Romanos 8:29)
Você precisa ver a glória de Jesus e é assim que você vai mudar.
À medida que contemplamos Cristo, somos mais transformados à imagem de Cristo (Rm 8:29-30)
Deixe-me ser específico:
• Ao contemplarmos a refeição com pecadores, tornamo-nos mais amorosos.
• Ao vê-lo chorando por Jerusalém, nos tornamos mais compassivos.
• Ao contemplarmos Jesus pregando com ousadia para a elite religiosa - nos tornamos mais audaciosos.
• Ao contemplá-lo sofrendo sem revidar - aprendemos a suportar dificuldades e perseguições.
• Ao contemplá-lo perdoando os pecadores e dizendo na cruz: “Pai, perdoa-lhes” - nos tornamos mais perdoadores.
• Ao contemplar como ele desistiu de tudo para nossa salvação - nos tornamos mais generosos.
• Ao vê-lo ressuscitar dos mortos, ficamos mais firmes em nossa fé.
• Ao contemplarmos a misericórdia de Jesus ao restaurar Pedro, nos tornamos mais misericordiosos.
• Ao vê-lo reinando em glória escatológica, ficamos mais cheios de esperança.
Este versículo nos fala sobre como podemos nos transformar cada vez mais em imagem de Cristo, e a importância de refletir a sua glória em nossas vidas.
1: Olhando para o Senhor com o coração aberto
O primeiro passo para nos transformarmos na imagem de Cristo é olhar para ele com o coração aberto e disposto a aprender. O versículo 16 nos diz que, ao nos voltarmos para o Senhor, o véu que nos impedia de enxergar claramente é removido.
Isso significa que, quando nos aproximamos de Deus com humildade e sinceridade, podemos ter uma visão mais clara da sua vontade e propósito para nossas vidas.
2: A transformação pelo Espírito Santo
O processo de transformação em Cristo é um trabalho do Espírito Santo em nossas vidas. O versículo 17 nos diz que o Senhor é o Espírito, e onde o Espírito do Senhor está, ali há liberdade.
Isso significa que, quando permitimos que o Espírito Santo opere em nós, somos libertados da escravidão do pecado e capacitados a viver em santidade. É o Espírito Santo que nos capacita a refletir a glória de Deus em nossas vidas.
3: De glória em glória
O versículo 18 nos diz que, ao contemplarmos a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória. Isso significa que, à medida que nos aproximamos de Deus, somos continuamente transformados para refletir mais claramente a sua imagem.
Esse processo de transformação é contínuo e nunca deve ser interrompido. Devemos buscar sempre estar mais próximos de Deus, para que possamos ser transformados cada vez mais à sua imagem.
Veja também
- O Plano de Salvação
- Pregação Estou Fazendo uma Grande Obra não posse descer Neemias 6:3
- Somos Menina dos Olhos de Deus Zacarias 2:8
- +100 Assuntos Bíblicos para Pregação e Estudos.
Conclusão:
Caros irmãos e irmãs, a mensagem de 2 Coríntios 3:18 é clara: devemos buscar nos transformar cada vez mais em imagem de Cristo. Isso só é possível quando olhamos para o Senhor com o coração aberto, permitimos que o Espírito Santo opere em nossas vidas e buscamos estar cada vez mais próximos de Deus. Que o Espírito Santo nos capacite a vivermos essa transformação diariamente, para que possamos refletir cada vez mais a glória de Deus em nossas vidas. Amém.
Compartilhe nas Redes Sociais!