Ananias e Safira Atos 5:1-11
1. O evento de Ananias e Safira tem como pano de fundo a vida da igreja primitiva.
A igreja estava pegando fogo e crescendo rapidamente a cada dia. Passagens como Atos 2:44-47 e Atos 4:32-37 descreve a unidade dos primeiros membros da igreja e de vender seus bens e repartir com os necessitados. Nas mentes e corações destes Cristãos, tudo o que possuíam era comum. A propriedade privada só existia nesta primitiva por causa de toda a igreja (4:32).
Algo incrível estava acontecendo entre os crentes da igreja primitiva. O Espírito Santo não estava apenas mudando o coração das pessoas para que cressem em Jesus, Ele estava capacitando-os a viver de forma diferente. Vemos a evidência da presença de Deus entre os crentes em Atos 4:32-35. Os crentes compartilharam tudo que Eles tinham. Se uma pessoa precisava, outra pessoa dava com prazer o que tinha para atender a essa necessidade. Como resultado, “não havia nenhum necessitado entre eles”(Atos 4:34).
2. A gravidade do pecado de Ananias e Safira
Entender esse pano de fundo é vital para entender a gravidade do pecado de Ananias e Safira e a dureza de sua punição.
Como todas as propriedades não eram mais consideradas privadas, parecia haver um acordo aceito na igreja primitiva por completa honestidade financeira e moral. Então o verdadeiro pecado de Ananias e Safira não foi reter dinheiro, mas o fato de que eles estavam mentindo para encobrir o fato de que eles estavam dizendo publicamente que deram todo o dinheiro para os apóstolos, enquanto guardavam secretamente parte dos lucros para si mesmos.
Quando Pedro confrontou Ananias, ele não lhe disse que estava errado em apenas trazer parte do dinheiro. Na verdade, Pedro disse que Ananias poderia ter sido honesto sobre como o dinheiro foi dividido.
Pedro enfatiza no verso 4 que eles não mentiram para eles “mas para Deus”. Foi por sua desonestidade que Ananias e Safira foram punidos.
O pecado de Ananias e Safira foi fingindo ser generosos quando na verdade eram gananciosos. Eles tentaram enganar os apóstolos, mas Pedro apontou que eles eram culpados de tentar enganar a Deus.
Quando Ananias trouxe o dinheiro aos apóstolos, Pedro pediu a ele: "Por que você está mentindo para o Espírito Santo?" Quando Ananias ouviu isso, ele caiu, morreu, e foi enterrado. Todos os que ouviram sobre isso estavam cheios de temor. Cerca de três horas depois, Safira veio aos apóstolos. Pedro perguntou-lhe: “É este todo o dinheiro que você tem pela terra?” “Sim,” ela disse. “Isso é tudo.” Então Safira também caiu morta. Grande medo veio sobre todos na igreja e todos os que ouviram sobre essas coisas.
3. Deus precisava proteger a pureza, a integridade e o testemunho da igreja
É importante entender por que a punição para Ananias e Safira foi tão dura. Hoje, cristãos, lutamos com essa ideia de Deus ferindo-os em uma atmosfera da Nova Aliança e Graça.
Ajuda reconhecer a igreja naquele estágio como estando em sua infância e certamente exposta aos ataques de Satanás. Satanás atacará a igreja de Deus por fora e por dentro. O incidente de Ananias e Safira foi o primeiro ataque espiritual interno na história da igreja.
Deus precisava proteger a pureza, a integridade e o testemunho da igreja. Se essa mentira tivesse sido ignorada ou deixada como estava, teria permitido mais desonestidade, corrupção e hipocrisia e assim poderia ter destruído a igreja nascente. Ananias e Safira foram mortos tanto como exemplo quanto como ato de proteção. O foco desta história é a sobrevivência da igreja e qualquer tentativa de criar uma aplicação sobre a habilidade e capacidade de Deus de perdoar seria um uso indevido do texto.
Veja também
- Judas Escariotes João 6: 66-71
- Zaqueu - Lucas 19: 1-10
- Áquila e Priscila Atos 18:1-3
Atos 5:1-11
1. Mas um certo homem chamado Ananias, com Safira, sua mulher, vendeu uma propriedade,
2. E reteve parte do preço, sabendo-o também sua mulher; e, levando uma parte, a depositou aos pés dos apóstolos.
3. Disse então Pedro: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo, e retivesses parte do preço da herdade?
4. Guardando-a não ficava para ti? E, vendida, não estava em teu poder? Por que formaste este desígnio em teu coração? Não mentiste aos homens, mas a Deus.
5. E Ananias, ouvindo estas palavras, caiu e expirou. E um grande temor veio sobre todos os que isto ouviram.
6. E, levantando-se os moços, cobriram o morto e, transportando-o para fora, o sepultaram.
7. E, passando um espaço quase de três horas, entrou também sua mulher, não sabendo o que havia acontecido.
8. E disse-lhe Pedro: Dize-me, vendestes por tanto aquela herdade? E ela disse: Sim, por tanto.
9. Então Pedro lhe disse: Por que é que entre vós vos concertastes para tentar o Espírito do Senhor? Eis aí à porta os pés dos que sepultaram o teu marido, e também te levarão a ti.
10. E logo caiu aos seus pés, e expirou. E, entrando os moços, acharam-na morta, e a sepultaram junto de seu marido.
11. E houve um grande temor em toda a igreja, e em todos os que ouviram estas coisas.
Compartilhe nas Redes Sociais!