Cristo nos Libertou Gálatas 5:1
“Cristo nos libertou.” Cristo é o nosso libertador! Nós devemos adorar o nosso Libertador!
Se Gálatas é a Magna Carta da liberdade cristã , então Gal 5:1 tem motivos para ser considerado um dos versículos-chave da epístola. Na verdade, este é um dos versículos-chave. Viva livre. “ Pela liberdade ” ele fez isso! Ele não te colocou livre "para a escravidão" de seus antigos pecados!
Publicidade
Em vez de viverem como "filhos", eles estavam voltando para escravidão aos ídolos, à lei e aos princípios elementares. Paulo ilustra com Isaque e Ismael para ensinar que eles são filhos dos livres, da promessa e “nascidos do Espírito."
Precisamos entender o que Cristo fez para adorar e não voltar à escravidão. Para entender a liberdade, pense sobre isso assim. Como crentes, somos libertos objetivamente (tecnicamente, legalmente) da culpa do pecado , mas lutamos para sermos livres subjetivamente (experiencialmente, diariamente) das garras do pecado .
o Cristo nos libertou
o Livre da Escravidão (Egito)
o Livre da Escravidão da forma da lei, da carne e do pecado
o O velho se foi e o novo chegou – 2 Coríntios 5:17
o Ele removeu nosso desespero e escuridão
o Ele nos deu vitória, força e liberdade
o Nunca precisaremos voltar ao Egito
Cristo nos libertou para viver uma vida livre. Portanto, tome sua posição! Nunca mais deixe nada colocar um arreio de escravidão do pecado em você. É absolutamente claro que Deus o chamou para uma vida livre.
A liberdade que temos em Cristo. O apóstolo Paulo, em sua carta aos Gálatas, nos lembra da importância dessa liberdade e nos convida a viver de acordo com ela.
Examinaremos três aspectos dessa libertação que encontramos nas Escrituras, com o objetivo de compreendermos o seu significado em nossas vidas.
I. Libertos da escravidão do pecado (Romanos 6:22)
Nosso primeiro tópico aborda a libertação que recebemos da escravidão do pecado. Antes de conhecermos a Cristo, éramos cativos das nossas próprias paixões e desejos. O pecado nos mantinha em correntes, afastando-nos da presença de Deus e trazendo angústia para nossas vidas.
No entanto, por meio do sacrifício de Jesus na cruz, Ele nos resgatou e nos libertou desse cativeiro. Agora, em Cristo, somos chamados a viver uma vida de santidade e retidão, afastando-nos dos caminhos do pecado e experimentando a verdadeira liberdade que só Ele pode proporcionar.
II. Libertos da lei pela graça (Efésios 2:8-9)
Nosso segundo tópico aborda a libertação que recebemos da lei pela graça de Deus. A lei, embora seja santa e boa, revela a nossa incapacidade de cumpri-la perfeitamente. Somos falhos e propensos ao erro.
No entanto, Jesus veio para cumprir a lei em nosso lugar, e pela Sua graça somos justificados diante de Deus. Não somos mais escravos da lei e de suas exigências, mas somos libertos pela fé em Cristo. Agora, nossa obediência é motivada pelo amor e gratidão a Deus, e não por um fardo de regras e regulamentos.
É uma liberdade que nos permite viver uma vida de amor e serviço, confiando na graça de Deus em todas as circunstâncias.
III. Libertos para viver em amor (Gálatas 5:13)
Em nosso terceiro tópico, consideramos a liberdade que temos para viver em amor. Quando Cristo nos liberta, Ele nos capacita a amar uns aos outros como Ele nos amou.
O amor é a marca distintiva dos seguidores de Jesus, e somos chamados a amar nossos irmãos e irmãs em Cristo, bem como a demonstrar amor aos que estão fora da fé. Essa liberdade não é uma licença para a irresponsabilidade ou para satisfazer os desejos egoístas da carne, mas é uma oportunidade para servir uns aos outros com humildade, gentileza e compaixão.
Em Cristo, somos capacitados a viver uma vida de amor que glorifica a Deus e transforma o mundo ao nosso redor.
Veja também
Conclusão:
A liberdade que temos em Cristo é um dom precioso que não deve ser negligenciado. Somos libertos da escravidão do pecado, da condenação da lei e somos capacitados a viver em amor. Que possamos valorizar essa liberdade, vivendo de acordo com a vontade de Deus, buscando Sua presença diariamente e compartilhando o Seu amor com aqueles ao nosso redor. Que a liberdade em Cristo seja uma realidade viva em nossas vidas, nos transformando e capacitando a viver uma vida que honra e glorifica o nome de Jesus. Amém!
👉 3 Livros sugeridos para leitura. Clique e Adquira!
Compartilhe nas Redes Sociais!
Autor: Ronaldo G. Silva é Bacharel em Teologia e Professor de Homilética sendo Pós-Graduado em Educação pela UFF. Entusiasta do trabalho de evangelização e divulgação da Palavra de Deus.