Está aqui quem é Maio que Salomão Mateus 12:42
- A rainha do Sulse levantará, no Juízo, com esta geração e a condenará; porque veio dos confins da terra para ouvir a sabedoria de Salomão. E eis aqui está quem é maior do que Salomão. Mateus 12:42
Em Mateus 12:42, Jesus faz referência à rainha do Sul (também conhecida como rainha de Sabá) que veio de terras distantes para ouvir a sabedoria de Salomão. Jesus declara que alguém maior do que Salomão está presente ali, referindo-se a si mesmo.
Jesus estava afirmando sua superioridade em relação a Salomão, não apenas em sabedoria, mas também em autoridade divina e poder espiritual. Ele estava se apresentando como o Messias prometido e como o Filho de Deus encarnado.
A Verdadeira Sabedoria de Deus: Salvação por meio de Cristo. Abraçando tanto a Sabedoria de Salomão quanto Jesus como Nossa Sabedoria. SIM, Jesus é infinitamente mais sábio que Salomão, e Suas palavras apontam para uma realidade infinitamente superior.
Jesus não apenas ensinava a verdade... Ele É a verdade; Jesus é o princípio e o fim de toda verdade, e toda verdade aponta para Ele. Assim é com a sabedoria... Jesus não apenas ensinou sabedoria, ou falou com sabedoria, ou demonstrou sabedoria... Ele É a sabedoria de Deus.
Jesus: O Homem Mais Sábio que Já Existiu. De acordo com Paulo, Cristo É a sabedoria de Deus.
Por grande e sábio que Salomão fosse , ele era apenas uma sombra do que o Cristo seria .
Durante seu reinado , Salomão impressionou as pessoas com sua profunda sabedoria sobre todas as coisas . Durante todo o Seu ministério , Jesus deixou as pessoas estupefatas com palavras de sabedoria espiritual que estavam além da maioria de seus ouvintes . Salomão falou de forma prática vivendo para a vida ... Jesus falou palavras que dão vida ( João 6 : 68 ; 8 : 32 ) .
1. A Sabedoria de Salomão e a Sabedoria de Jesus
Sabedoria de Salomão. Salomão era único entre os homens ( 1 Reis 3 : 1 2 ) . Sua sabedoria foi recebida de Deus em humildade (1 Reis 3:7-9 ) . Sua sabedoria era bem conhecida entre os homens de todas as nações ( 1 Reis 4:29 , 32 ; 10 : 1-10).
A sabedoria de Jesus . _ _ Jesus foi único entre os homens (João 7:46; Mateus 7:29 ). Sua sabedoria foi recebida de Deus em humildade ( Mateus 13:54; João 8:28 ; Lucas 4:16 - 22 ) . Sua sabedoria é bem conhecida entre os homens de todos os nações.
2. As Influências de Salomão e Jesus
Supõe- se que a vida , o conhecimento e a sabedoria influenciem nossas vidas . Salomão não viveu o que sabia e ensinava ( 1 Reis 11 : 1-13 ; Eclesiastes 2 : 10-11,17 ; cf. 12 : 1 3 -1 4).
Jesus foi um exemplo sem pecado do que Ele sabia e ensinava ( João 8:46 ; 1 Pedro 2 : 21-22 )
Ensino. A sabedoria de Salomão tendia a ser mais filosófica, enquanto a de Jesus era mais espiritual .
A sabedoria de Salomão lidava com a vida bem - sucedida neste mundo . A sabedoria de Jesus transcendeu este mundo e procurou tornar-nos mais semelhantes a Deus (Mateus 5:48).
3. A Vida de Salomão e a Vida de Jesus
Salomão enfatizou a vida prática. Jesus pediu uma vida radical (Mateus 5-7 ) . as palavras de Salomão beneficiou a vida física (Provérbios 4:10-13 ) . As palavras de Jesus levaram à vida eterna ( João 6:68 ).
Salomão ensinou de forma eficaz com provérbios que relatam a sabedoria geral adquirida pela observação (Provérbios 1:1-4).
Jesus ensinou eficazmente com parábolas que são lições espirituais e aplicações do cotidiano (Mateus 13 : 10-17 ).
A filosofia de vida de Salomão era pessimista porque ele perdeu Deus de vista (Eclesiastes 1:1-3, 14 ) .
A filosofia de vida de Jesus era otimista porque se concentrava no amor e na graça de Deus (João 10: 1 0).
Realizações - ambos deixaram suas marcas no mundo .
Salomão construiu o templo que seu pai não tinha permissão para construir (I Reis 5 : 2-5 ; 6 : 11-13)
Jesus construiu o templo em que seu Pai queria habitar desde antes do início dos tempos ( João 4:21 - 24 ; 1 Corintios 3: 9-11 , 16-17 ; Efésios 2 : 1 9-22 ) .
Conclusão
esus revela sua posição única e exaltada na história da salvação. Enquanto Salomão era conhecido como um rei sábio e próspero, Jesus é retratado como aquele que supera Salomão em grandeza e autoridade divina.
Portanto, a passagem em Mateus 12:42 indica que Jesus é maior do que Salomão, tanto em sabedoria como em autoridade espiritual, e sua declaração é uma reivindicação de sua própria divindade e missão redentora.
Compartilhe nas Redes Sociais!