O amor redentor de Deus Romanos 5:8
- Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores. Romanos 5:8
O amor redentor de Deus, revelado em Cristo Jesus. Romanos 5:8 nos lembra que Deus demonstrou Seu amor por nós ao enviar Seu Filho para morrer por nós, mesmo quando éramos pecadores e indignos. Neste sermão, examinaremos três verdades fundamentais relacionadas a esse amor redentor.
I. O Amor é redentor por causa da nossa indignidade e a necessidade de um substituto:
É importante reconhecer que nenhum de nós é digno de ser salvo. Não existe pessoa boa o suficiente para merecer a salvação ou o amor de Deus. Todos somos pecadores e injustos diante de Deus. Romanos 3:23 afirma: "pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus."
Nossa condição de pecado nos impede de nos aproximar de Deus por nós mesmos. Portanto, todos nós precisamos de um substituto para pagar nossa dívida de pecado.
II. O Amor é redentor porque é provisão divina :
Apesar de nossa indignidade, Deus providenciou a redenção para nós. Nenhum esforço humano pode salvar-nos ou pagar nossa dívida de pecado. Somos impotentes nessa questão. Mas Deus, em Seu amor incondicional, enviou Seu Filho Jesus Cristo para ser o nosso substituto.
Efésios 2:8-9 declara: "Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus; não vem das obras, para que ninguém se glorie." Deus proveu um substituto para nós, não por causa de qualquer coisa que fizemos ou merecemos, mas por causa de Seu grande amor por nós.
III. O Amor é redentor porque é a satisfação completa de Deus em Seu substituto:
Deus escolheu fornecer um substituto que O satisfaria completamente. Esse substituto é Seu Filho, Jesus Cristo. Somente Deus poderia fornecer um substituto que pudesse pagar o preço pelos nossos pecados e reconciliar-nos com Ele.
O amor de Deus por nós é tão imenso que Ele enviou Jesus para morrer em nosso lugar. João 3:16 nos lembra: "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." Deus é justo e amoroso em tudo o que faz, e a provisão de Jesus como nosso substituto é a expressão máxima de Seu amor e justiça.
Veja também
- Fortalecendo a Saúde Mental com a renovação da mente Fé Romanos 12: 2 Colossenses 3: 2
- Não temais; estai quietos e vede o livramento do Senhor Êxodo 14:13
- Pregação: Não seja como Faraó! Exôdo 11:1-10
Conclusão:
O amor redentor de Deus em Cristo Jesus é uma verdade que nos enche de gratidão e humildade. Reconhecemos nossa indignidade, mas regozijamo-nos na provisão divina para nossa redenção. Nenhum de nós é merecedor desse amor, mas, pela fé em Jesus, somos reconciliados com Deus e recebemos a salvação. Que esse conhecimento nos motive a viver em gratidão e a compartilhar esse amor redentor com os outros.
Compartilhe nas Redes Sociais!