Publicidade

O Chamado de Levi Lucas 5:27-32

 O Chamado de Levi Lucas 5:27-32

Quando Jesus se afastou dos escribas e fariseus, e do homem paralisado, Jesus viu um publicano, cobrador de impostos sentado na cabine de cobrança de impostos trabalhando para o governo romano chamado Levi (em Mateus e Marcos seu nome é Mateus). Ele era o homem mais odiado entre o público e Jesus chamou-o e disse: "Segue-me".  Ele instantaneamente se levantou e seguiu Jesus! 

Em seguida, Levi prepara uma grande festa e faz sua casa acolhida por Jesus e Seus amigos, mas os Escribas e Os fariseus murmuraram contra os discípulos de Jesus, perguntando-lhes por que estavam comendo e bebendo com notórios publicanos e pecadores. Jesus dá duas respostas: 1) Os doentes (pecadores) são os que precisam de um médico (Jesus), não os que estão sãos. 2) Ele veio chamar os pecadores e não os justos para arrependimento (5:27-32)

Publicidade

1. O Chamado de Levi

"Siga-me" (27-28). Veja o versículo 27. "Depois disso, Jesus saiu e viu um cobrador de impostos chamado Levi sentado em sua cabine de impostos. 'Siga-me' Disse-lhe Jesus..." 

Na sociedade judaica, os cobradores de impostos eram párias sociais. Ganhavam muito dinheiro e desfrutaria de privilégios com Roma. A desvantagem era que ele seria considerado um traidor nacional e um egoísta parasita, que faria qualquer coisa por dinheiro. 

Hoje  muitas pessoas realmente pensam que o dinheiro pode comprar felicidade. O sucesso de pessoas gananciosas é muitas vezes Admirado. Mas há muitas coisas que o dinheiro não pode comprar. Temos de saber que o dinheiro não pode comprar felicidade, amizade, dignidade ou vida.

Levi era desprezado por quase todos. 

No entanto, quando Jesus viu Levi, sua resposta foi completamente diferente. Jesus disse: "Siga-me". Este foi um chamado para ser discípulo de Jesus. Foi um convite a uma profunda relação pessoal. Jesus queria compartilhar sua vida com Levi como um amigo e pastor. 

Jesus está disposto a curar os enfermos do pecado. Jesus compreendeu plenamente a agonia interior de Levi e quis salvá-lo. Um dia ele escreveria o evangelho de Mateus.

Aqui aprendemos que Jesus vê os pecadores com esperança. Jesus chama os pecadores para vida nova. 

2. Levi atende ao chamado de Jesus

Como Levi reagiu? Veja o versículo 28. "... e Levi se levantou, deixou tudo e seguiu-o." Aqui, o autor compara Levi ao paralítico.

O homem interior de Levi havia sido paralisado pelo egoísmo e pelo amor ao dinheiro. Mas quando ouviu as palavras de Jesus, o poder brotou através de sua alma. Levi deixou tudo para trás. Levi se comprometeu a Jesus imediatamente, e sem amarras. Este é o tipo de pessoa que pode ser treinado por Jesus. 

São aqueles que sabem que são pecadores, aceitam o perdão de Jesus e comprometem-se com ele. Jesus tinha um plano para usar Levi como seu servo. Jesus queria que Levi pregasse o evangelho ao mundo inteiro. Levi ganhou Cristo, o amor de Deus e uma nova vida com uma nova esperança.

3. A Alegria de Levi

Levi queria compartilhar a alegria de sua nova vida com todos os seus amigos, que eram, em sua maioria, cobradores de impostos. Levi decidiu hospedar em um jantar em honra de Jesus.  E começaram a comemorar. Não foi só um jantar era a celebração do arrependimento de um pecador. A alegria da festa veio do próprio céu. 

Por certo, os anjos estavam cantando e Deus Todo-Poderoso estava sorrindo com o arrependimento de Levi. Esta festa celestial refletiu-se no jantar para Jesus.

4. Jesus veio para os pecadores

"...vim chamar os pecadores ao arrependimento" (29-32). 

Havia um grupo de pessoas que não estava tão feliz. Eles foram os Fariseus. Eles criticaram os discípulos de Jesus, dizendo: "Por que vocês comem e bebem com cobradores de impostos e pecadores?" Ao seu modo de pensar, público

Vamos ler os versículos 31-32. E Jesus, respondendo, disse-lhes: Não necessitam de médico os que estão sãos, mas, sim, os que estão enfermos; Eu não vim chamar os justos, mas, sim, os pecadores, ao arrependimento. Lucas 5:31,32

 A mente de Jesus era muito diferente da mente dos líderes religiosos. Jesus viu pecadores como aqueles que estavam espiritualmente doentes. Assim como ele teve compaixão do homem com lepra e paralítico, teve compaixão dos doentes espirituais. 

Jesus os via como pacientes que precisavam de cura. Jesus assumiu a responsabilidade de um médico espiritual para curá-los. Isso levou Jesus à cruz, onde derramou seu sangue para curar nossos pecados. Aqui podemos aprender o coração de Jesus. É como a de um médico para o seu Pacientes. Quando nos aproximamos do Dr. Jesus com nossas feridas e enfermidades, Ele não nos critica pelos nossos erros. Ele nos aceita e nos cura com o seu sangue precioso. 

O Chamado de Levi Lucas 5:27-32

Veja também

  1. O que Acontece Quando Você se Torna Filho de Deus
  2. Duas Portas; dois caminhos Mateus 7:13–14
  3. Qual é A Mensagem do Evangelho?
  4. +100 Pregações para Culto Evangelístico, Evangelismo 

Conclusão

O encontro de Jesus com Levi nos mostra o chamado transformador que Ele continua a fazer a cada um de nós. Jesus vê além de nossos pecados e falhas, oferecendo-nos uma nova vida em Seu nome. Assim como Levi respondeu ao chamado imediatamente e experimentou a alegria do arrependimento, somos desafiados a seguir o exemplo e entregar nossas vidas a Cristo. Que possamos reconhecer a profunda compaixão de Jesus e compartilhar as boas novas do Evangelho com aqueles que ainda não conhecem Seu amor. Que a nossa resposta seja de entrega total e alegria do arrependimento, vivendo como discípulos fiéis e propagadores da esperança encontrada em Cristo.




👉 3 Livros sugeridos para leitura. Clique e Adquira!


Compartilhe nas Redes Sociais!
CompartilheCompartilhe Compartilhe


Autor: Ronaldo G. Silva é Bacharel em Teologia e Professor de Homilética sendo Pós-Graduado em Educação pela UFF. Entusiasta do trabalho de evangelização e divulgação da Palavra de Deus.
 

Sobre | Termos de Uso | Política de Cookies | Política de Privacidade

Um Site para o Líder, Pregador, EBD, Seminário, Estudo Bíblico, Sermão, Palavra Introdutória, Saudação, Mensagem e Assuntos Bíblicos para pregar a Palavra de Deus. Versões utilizadas Almeida: ACF, ARA ou ARC (SBB) e Bíblia Livre (BLIVRE)