Pregação Jesus o Bom Pastor João 10:14
- Eu sou o bom Pastor, e conheço as minhas ovelhas, e das minhas sou conhecido. João 10:14
Jesus disse: “Eu sou o bom pastor”. Aqueles que ouviram dizer isso poderia perceber que ele estava dizendo que ele é Deus. Eles conheciam suas Escrituras. Como: “O Senhor é o meu pastor”. SENHOR é colocado no texto pelos tradutores em vez do nome Jeová. Jeová Deus é meu pastor. Deus é chamado assim também no Salmo 80 e em Isaías 40.
Jesus se declara o Pastor do ovelha. Ele é a revelação de Jeová. Eu sou Deus, o pastor! Quando Jesus diz: "Eu sou", ele está novamente identificando-se como Deus.
Jesus é o “ bom pastor”. A palavra 'bom' é também uma palavra que indica que ele é divino. Quando um homem aproximou-se de Jesus e disse-lhe: "Bom Mestre…”, Jesus respondeu: “Por que me chamas bom? Não há bom senão um, isto é, Deus...(Mateus 19:17).” Jesus está, portanto, dizendo: “Eu sou divino e um pastor espiritual, ao contrário do pastores humanos”.
1 - Jesus o Bom Pastor conhece suas ovelhas.
Jesus fala dissono João 10:14, “Eu sou o bom Pastor, e conheço as minhas ovelhas, e das minhas sou conhecido.” Isso é diferente de uma pessoa que é apenas contratada por um curto período de tempo para cuidar dos animais.
Como isso é maravilhoso. Jesus sabe de tudo sobre você, filho de Deus. Ele conhece nossos específicos nomes e necessidades individuais, provações, aflições, tristezas e tentações. Somos como ovelhas: fracos, pecaminosos, rebeldes, impotentes e indefesos. .Jesus conduz-nos aos verdes pastos da sua Palavra. Jesus sabe quais ovelhas ainda não estão reunidas. O Evangelho que Jesus chama, alimenta e salva suas ovelhas.
2. Jesus o Bom Pastor dá a sua vida por suas ovelhas
Em segundo lugar, o gracioso cuidado de Jesus por suas ovelhas é revelado especialmente no fato de que ele dá a sua vida por suas ovelhas. Lemos isso três vezes em João 10:11-18. “O bom pastor dá a vida pelas suas ovelhas(v. 11)”. “Dou a minha vida... ninguém a tira de mim, mas eu de mim mesmo o dou... (vs. 17, 18).”O que isto significa? Durante toda a sua vida, Jesus deu a sua vida por suas ovelhas.
Mas, Jesus está se referindo especialmente à sua morte na cruz. As ovelhas de Jesus são pecadoras, e o castigo do pecado é a morte (Romanos 6:23). A culpa do pecado traz a morte e o inferno. Como ovelhas, nós somos fracos e incapazes de nos salvar. Jesus deu a sua vida por nós. Ele tomou nosso lugar, carregou nosso pecado e culpa, morreu nossa morte e sofreu por nós. Ele fez isso tornando-se o cordeiro sacrificial.
3. Jesus o Bom Pastor nos dará a Vida Eterna
Embora como ovelhas ainda enfrentemos nosso último inimigo, morte física, não tememos. Por que isso? Jesus, o bom pastor, tinha o poder de dar a sua vida e retomá-la (vs.18). é aquela vida ele dá às suas ovelhas. É a vida eterna. É a vida agora já, e a vida que continua após o nossa morte. Nós nos juntaremos a Jesus na glória no céu. Jesus diz no versículo 28, “E dou-lhes a vida eterna; e eles nunca perecerão, nem o homem arrancará da minha mão.”
Veja também
- Pregação sobre Isaías 37: Humildade, Oração e Vitória
- Salmo 142: Clamor, Confiança e Gratidão
- Pregação O Fim Vem!
Conclusão
Durante toda a nossa vida, o povo de Deus está sob cuidado do nosso grande Pastor. Do céu, Jesus nos protege em todas as nossas provações e tentações. Ele nos mantém seguros em seu aprisco e nos conduz para pastos verdejantes. Ele nos alimenta com sua Palavra. Ele nos conduz e guia nesta vida para que possamos chegar na glória e no céu.
Compartilhe nas Redes Sociais!