Devocional sobre Davi: Como Adorar ao Senhor? 2 Samuel 24:24
- Porém o rei disse a Araúna: Não, mas por preço justo to comprarei, porque não oferecerei ao Senhor meu Deus holocaustos que não me custem nada. Assim Davi comprou a eira e os bois por cinqüenta siclos de prata. 2 Samuel 24:24
2 Samuel 24:24 - Davi não daria ao Senhor algo que não lhe custasse nada; A desonra quer que não custa nada; A honra não se importa se custa tudo
Construir um altar ao Senhor vai custar dinheiro a Davi. Ele tem que comprar a eira, tem que comprar os materiais para fazer o altar, tem que oferecer um holocausto
Araúna era um homem honrado: Deu a Davi tudo o que precisava para este altar e oferta. Ele literalmente disse a Davi para pegar o que quisesse, não precisava pagar.
Davi não quis oferecer ao Senhor algo que não lhe custe nada. Vou comprar essas coisas de você. Diga seu preço. Eu não vou fazer uma oferta para o Eterno, meu Verdadeiro Deus, que nada me custou. Davi queria que isso lhe custasse algo; Era importante para ele que o que ele deu ao Senhor custou-lhe algo.
Alguns crentes não querem que isso custe e não querem pagar nenhum preço. Cuidado para não querer que não lhe custe nada, porque isso significa para você que não significa nada
Quando você quer que seja conveniente, quando quer que seja casual, quando quer que seja leve você quer que não lhe custe nada. Pagar um grande preço revela grande honra e se não houve nenhum custo, então não houve honra
Nossa atitude deveria ser, pode haver alguns mais talentosos, mais dotados, mais experientes, mas há não será aquele que honra mais a Deus, para quem Deus e suas coisas significam mais Provérbios 20:6
Não falta gente que diz honrar o Senhor, mas falta gente que realmente faz.
Dar ao Senhor requer não apenas nossas finanças, mas também nossos corações, mentes, tempo e energia, mas quando retribuímos para o Senhor, nossos corações são abrandados.
Fazer a obra do Senhor vai custar caro! “Quando Deus te chamar, isso vai te custar!” Muitas pessoas veem sua glória, mas não sabem a tua história!
Para muitos, é difícil responder à pergunta, “O que é sacrifício?” Davi diz em 2 Samuel 24:24.
I. Alterar o estilo de vida e dedicar mais tempo ao Senhor
Jesus nos diz em Mateus 16:24: "Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me". Essas palavras de nosso Senhor são um convite para deixarmos de lado nossos desejos egoístas e nos entregarmos completamente a Ele.
O sacrifício começa quando decidimos dedicar mais tempo para oração, meditação na Palavra e comunhão com o Espírito Santo. Isso requer uma disciplina diária, mas os frutos dessa dedicação são inestimáveis.
O apóstolo Paulo nos exorta em Romanos 12:1-2 a oferecermos nossos corpos como sacrifício vivo, santo e agradável a Deus. Isso implica em nos separarmos do padrão deste mundo, não nos conformando com suas práticas e valores, mas sendo transformados pela renovação da nossa mente. É uma chamada para uma vida santificada, na qual permitimos que Deus molde e direcione nossos pensamentos, desejos e ações.
II. Reorganizar as prioridades e buscar o Reino de Deus
Jesus nos ensina em Mateus 6:33: "Mas buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas". O sacrifício para Deus requer uma reorganização de nossas prioridades. Com frequência, nos ocupamos excessivamente com as preocupações deste mundo: carreira, finanças, relacionamentos e prazeres passageiros. No entanto, Deus nos chama a colocá-Lo em primeiro lugar em nossas vidas.
Buscar o Reino de Deus significa direcionar nossos esforços e energias para cumprir a vontade de Deus em todas as áreas da nossa existência. Envolve colocar nossos talentos e recursos a serviço do Reino, buscando a expansão do evangelho e a manifestação do amor de Cristo em nosso meio.
Quando colocamos Deus como a prioridade máxima em nossa vida, Ele promete cuidar de todas as nossas necessidades.
III. Desistir de algo para se dedicar ao Senhor
O exemplo bíblico de Davi em 2 Samuel 24:2 nos ensina uma importante lição sobre sacrifício. Davi decidiu oferecer um sacrifício a Deus, mas Araúna, o dono da eira, ofereceu-lhe a terra e os animais para que pudesse realizar esse ato de devoção. No entanto, Davi se recusou e disse: "Não oferecerei ao Senhor, meu Deus, holocaustos que não me custem nada" (2 Samuel 24:24).
Da mesma forma, Jesus elogiou a viúva pobre em Lucas 21:1-4, que deu duas pequenas moedas como oferta no templo. Jesus disse que ela havia dado mais do que todos os outros, porque deu tudo o que tinha para viver. Esses exemplos nos mostram que o verdadeiro sacrifício envolve abrir mão de algo valioso em favor de Deus.
Veja também
- A Missão dos Setenta Lucas 10:1-17
- Pregação A Batalha do Vale do Sal 2 Reis 14:7
- Pregação A Minha Graça te Basta 2 Coríntios 12:9
Conclusão:
O sacrifício para Deus é um chamado que nos desafia a alterar nosso estilo de vida, reorganizar nossas prioridades e estar dispostos a desistir de algo para nos dedicarmos totalmente a Ele. Não é um caminho fácil, mas é o caminho que Jesus percorreu em nosso favor.
Ao nos entregarmos completamente a Ele, experimentaremos a alegria, a paz e a plenitude que só podem ser encontradas em uma vida em comunhão com Deus. Que sejamos encorajados e fortalecidos pelo Espírito Santo para vivermos vidas de sacrifício para a glória de Deus. Amém.
Compartilhe nas Redes Sociais!