Pregação sobre Cura do Cego de Betsaida Marcos 8:22-26
Caminhando pelas características proeminentes do evento, começamos a compreender o significado do milagre. Especificamente, pelo menos três camadas diferentes de significado estão embutidos nesta conta.
Primeiro, contém um milagre de dar visão. Jesus realiza milagres não apenas para realizar um milagre, mas para apontar a humanidade a si mesmo como redentor.
Jesus não apenas se mostra superior, tendo autoridade sobre o mundo físico, mas também revela aqui que é ele quem dá a visão pela fé, levando à vida eterna. Assim, há um foco histórico-redentor do milagre na obra de Cristo na cruz.
Em segundo lugar, o milagre também é uma parábola que compara a visão física do homem cego para a compreensão espiritual dos discípulos.
O cego é curado em duas etapas, e os discípulos ao longo do livro de Marcos só entendem Jesus parcialmente, como o cego só podia ver parcialmente antes do segundo estágio de cura.
No entanto, o milagre indica que os discípulos têm visão da pessoa de Jesus, mesmo que severamente atenuada, e que acabarão por receber visão completa.
Em terceiro lugar A maioria não quer admitir, mas todos podemos nos identificar com esse homem. Na verdade, todos nós nascemos com tal enfermidade. Devido à queda de Adão e à maldição do pecado, todos nascem cegos espiritualmente.
Nós somos incapazes de ver as verdades do Evangelho, sendo cegados pelo pecado. Não podemos fazer nada sobre a nossa condição, e devemos confiar nos outros para nos ajudar.
Enquanto os homens são incapazes de salvar, eles podem ajudar-nos, apontando-nos para o Senhor e fornecendo orientação para aqueles que andam em cegueira.
Episódio que mostra o poder e a compaixão do nosso Senhor Jesus Cristo. Em Marcos 8:22-26, encontramos a cura de um homem cego em Betsaida. Esse homem foi trazido a Jesus pelos seus amigos, e o que aconteceu depois disso é um exemplo maravilhoso de como o Senhor opera na vida das pessoas.
1 - A cura em dois estágios:
No versículo 22, vemos que o homem foi trazido a Jesus pelos seus amigos, e ele era cego. Jesus então o levou para fora da aldeia, colocou saliva nos olhos do homem e impôs as mãos sobre ele. Então, Jesus perguntou se ele podia ver algo.
O homem respondeu que via pessoas como árvores andando. Jesus, então, colocou as mãos nos olhos do homem novamente, e desta vez, ele recuperou totalmente a visão.
Essa cura em dois estágios é incomum na Bíblia, mas não é sem precedentes. O próprio Jesus realizou outras curas em duas etapas (veja, por exemplo, a cura do cego em João 9:1-7). A cura em duas etapas tenha sido um processo necessário para fortalecer a fé do homem cego e para que ele percebesse que estava sendo curado pelo poder de Deus.
Finalmente, podemos ver nesse episódio a necessidade de renovação. O homem cego não podia ver completamente no início, mas Jesus o curou e o renovou. Da mesma forma, precisamos de renovação em nossas vidas. Precisamos ser curados de nossas fraquezas e pecados para vermos claramente o plano de Deus para nossas vidas.
2 - A compaixão de Jesus:
Outra coisa que podemos aprender com esse episódio é a compaixão de Jesus.
Os amigos do homem cego trouxeram-no a Jesus, suplicando por ajuda. E Jesus, movido pela compaixão, atendeu à sua súplica. Quando o homem disse que via pessoas como árvores andando, Jesus não o abandonou, mas continuou a trabalhar em sua cura até que ele pudesse ver completamente.
Essa compaixão de Jesus é um exemplo para todos nós. Ele se importa conosco e está sempre disposto a nos ajudar. Quando enfrentamos dificuldades, podemos ir a Ele em oração e confiar que Ele nos ouvirá e cuidará de nós.
3. O Cego de Betsaida representa nossa visão espiritual (Marcos 8:24-26)
. Abrindo os Olhos Espirituais - Um Toque de Fé
Assim como o cego de Betsaida, também fomos cegos pelo pecado e incapazes de nos achegar a Deus por nossos próprios esforços. Mas, graças ao amor de Deus, algumas pessoas nos trouxeram a Jesus. O Senhor nos oferece a cura espiritual e a oportunidade de abrir nossos olhos para ver a beleza de Seu plano para nossas vidas.
O texto nos ensina que, às vezes, o processo de transformação em nossas vidas pode ser gradual, mas devemos perseverar na jornada com fé. O Senhor Jesus não desiste, Ele completa Sua obra. Ele toca novamente o homem e o faz olhar mais profundamente, permitindo que ele veja claramente. Assim, nossas vidas espirituais também podem passar por um processo de aperfeiçoamento, onde o Senhor completa sua obra em nós.
Nossa jornada espiritual pode ser uma progressão, com passos firmes e etapas gradualmente iluminadas. Devemos permanecer em comunhão com Jesus, permitindo que Ele nos toque repetidas vezes, até que nossos olhos espirituais vejam com clareza.
Veja também
- O que a Cura da Sogra de Pedro pode te ensinar? Mateus 8:14,15
- Lázaro: se creres, verás a glória de Deus. João 11:40
- Viúva de Naim: Jesus tem Compaixão Lucas 7:11
Conclusão:
Em resumo, o episódio da cura do homem cego em Marcos 8:22-26 nos ensina sobre o poder e a compaixão de Jesus. A cura em duas etapas nos mostra a importância da fé e paciência para recebermos a cura divina
Compartilhe nas Redes Sociais!