Devocional sobre Filhos: Qual é o Melhor Presente que você pode Dar?
Presentes muito melhores do que presentes de Natal!
1. Dê-lhes uma lei para viver
I. O Sagrado Dever de Ensinar a Lei de Deus (Deuteronômio 6:4-9; Efésios 6:4)
A Palavra de Deus é clara ao nos dar essa responsabilidade. Devemos instruir nossos filhos nos caminhos do Senhor desde a tenra idade, tornando-os conscientes da grandeza e bondade de Deus. Ensinar a lei de Deus é um ato de amor e fidelidade para com Ele. Nós, como pais, temos o papel fundamental de sermos exemplos vivos de discípulos de Cristo para nossos filhos.
II. Ensinando a Amar a Lei de Deus (Salmo 119:97, 163)
O Salmo 119 nos mostra o amor e a devoção do salmista à lei de Deus. Devemos ensinar nossos filhos a amarem a Palavra do Senhor, a enxergá-la como um tesouro inestimável. Isso não pode ser forçado, mas através do nosso próprio amor pela Palavra e ao mostrá-los os benefícios e a sabedoria contidos nela, nossos filhos serão levados a amá-la e respeitá-la.
III. Mostrando os Benefícios da Lei de Deus (Deuteronômio 6:24; Salmo 1:1-3)
Ensinar a lei de Deus aos nossos filhos não é apenas uma imposição, mas uma demonstração do quanto ela é boa e traz benefícios para suas vidas. Mostraremos a eles que ao andar nos caminhos do Senhor, eles serão abençoados e prosperarão. A Palavra de Deus é uma fonte de sabedoria, proteção e orientação para todos os aspectos da vida.
Ensine-os: A Lei de Deus Significa uma Vida Melhor João 10:9-10
• Melhor casamento, família, relacionamentos
• Melhores carreiras e relações de trabalho
• Nenhum comportamento destrutivo
• Ajude a superar a depressão, preocupação, etc.
• Ajude a lidar com os problemas da vida.
• Ajude a enfrentar a morte com confiança.
2. Dê-lhes um exemplo a seguir
I. Palavras sem Ação Dedicada Não Têm Valor (Romanos 2:1-3; Esdras 7:10)
A Palavra de Deus nos ensina que nossas palavras devem ser acompanhadas de ações dedicadas à prática do bem e da justiça. Isso é especialmente relevante para as crianças, pois elas estão aprendendo a identificar o que é certo e errado, e nossas ações podem falar mais alto do que nossas palavras. Devemos ser consistentes em nossas atitudes e comportamentos, mostrando o que pregamos com nossas vidas diárias.
II. As Crianças Precisam Ver um Exemplo de Piedade (Mateus 5:16; 2 Timóteo 1:3-
As crianças aprendem muito observando os adultos ao seu redor. Se queremos que elas desenvolvam uma fé genuína e piedosa, precisamos ser exemplos vivos disso. Nossas ações devem refletir o amor e a graça de Cristo, e nossas palavras devem transmitir a verdade das Escrituras. Se quisermos que as crianças sigam a Cristo, devemos primeiro ser seguidores fiéis de Jesus.
III. As Crianças Precisam Ver que Você é Abençoado, não Impedido, pela Justiça (1 Pedro 3:8-12; 1 Timóteo 4:7-8)
A busca pela justiça e pela piedade não deve ser vista como uma limitação em nossas vidas, mas como uma fonte de bênçãos e alegria. Nossas atitudes e ações piedosas devem ser vistas como exemplos de como a justiça de Deus traz benefícios e alegria para nossa vida diária. As crianças precisam ver que a vida com Deus é recompensadora e gratificante, e que a busca pela santidade vale a pena.
3. Dê a eles uma ética de trabalho adequada para ter sucesso
• Temos uma grande oportunidade.
• Devemos nos elevar muito acima do mundo.
◦ Pai tem responsabilidades – Ef. 6:4
◦ As mães também - 1 Tim. 5:14
• Quão importante?
◦ Praticamente importante – Prov. 6:6-11
◦ Eternamente importante – Col. 3:22-24 2 Tess. 3:10
4. Dê-lhes um amor para viver com
• O amor dos pais não é completo sem instilar amor por Deus e pelos outros – Phil. 2:1-8
• Os cristãos estão em uma posição única para ensinar o amor.
I. Amar a Deus (Mateus 22:36)
Amar a Deus é o primeiro e maior mandamento. É um chamado para colocar Deus em primeiro lugar em nossas vidas, amando-O de todo o coração, mente e alma. Esse tipo de amor implica em dedicação, submissão e reverência a Deus. Ensinamos a amar a Deus ao ensinar sobre Sua natureza, Seus atributos e Seus ensinamentos. Mostramos esse amor a Deus por meio de nossa adoração, oração, obediência e serviço a Ele.
II. Amar aos Irmãos (João 13:34)
Jesus também nos ordenou a amar uns aos outros como Ele nos amou. Esse tipo de amor é altruísta e sacrificial, mostrando compaixão, empatia e cuidado pelos nossos irmãos em Cristo. Ensinamos a amar aos irmãos ao ensinar sobre a importância da comunhão, do perdão e do serviço mútuo. Mostramos esse amor aos irmãos sendo bondosos, pacientes, tolerantes e demonstrando genuína preocupação pelo bem-estar deles.
III. Amar aos Inimigos (Mateus 5:44)
Jesus também nos desafiou a amar nossos inimigos e orar por aqueles que nos perseguem. Isso vai contra a natureza humana, mas é um reflexo do amor incondicional de Deus. Ensinamos a amar aos inimigos ao ensinar sobre o perdão, a misericórdia e a compaixão. Mostramos esse amor aos inimigos orando por eles, buscando reconciliação e respondendo com amor mesmo diante da adversidade.
• Ajude-os a conhecer o Senhor!
5. Dê a eles uma esperança pela qual viver
I. Viverem Como Cidadãos do Céu Filipenses. 3:20-21; 2 Cor. 5:1-7
A Palavra de Deus nos lembra que nossa verdadeira cidadania está no céu. Como filhos de Deus, somos chamados a viver uma vida que reflete nosso relacionamento com Ele. Isso significa viver de acordo com os princípios divinos, obedecer aos mandamentos de Deus e buscar Sua vontade em todas as áreas de nossas vidas.
II. Viver uma Vida Pura
Ensinar nossos filhos a viverem uma vida pura é fundamental para uma comunhão íntima com Deus. Devemos instruí-los sobre a importância da santidade e da pureza em seus pensamentos, palavras e ações. 1 João 3:1-3 nos lembra que, como filhos de Deus, devemos nos purificar, assim como Ele é puro. A pureza é um reflexo do caráter de Deus em nós e uma forma de testemunhar Seu amor ao mundo.
III. Ter uma Âncora de Esperança Para Suas Almas
A vida pode ser cheia de desafios e incertezas, mas nossos filhos precisam aprender que têm uma âncora de esperança em Deus. Hebreus 6:18-19 nos fala sobre a firme esperança que temos em Jesus Cristo, que é um âncora para nossa alma. Ensiná-los a confiar em Deus e a depender de Sua fidelidade em todas as circunstâncias é uma lição valiosa que lhes dará força e perseverança em suas jornadas.
Veja também
- Uma Família com uma Missão no Reino
- Fortalecendo a união familiar
- +100 Temas e Pregações para Culto da Família
Conclusão
• É bom prover as coisas necessárias para a vida de nossos filhos – 1 Tm. 5:8
• Não é errado dar-lhes os luxos que desejam - dentro dos limites adequados - Lucas 12:15
• Nosso dever sagrado é dar a eles uma lei, um exemplo, uma ética de trabalho, amor e uma esperança pela qual viver.
Compartilhe nas Redes Sociais!