Transformando nossas crises em oportunidades
História de José, um homem que enfrentou inúmeras crises e adversidades em sua vida, mas soube transformar essas tragédias em oportunidades para crescer em fé e servir a Deus. Cada uma dessas crises apresenta lições valiosas para nós, ensinando-nos a confiar no Senhor em meio às adversidades e a encontrar oportunidades para crescimento espiritual.
Todos nós vamos passar por crises! A questão é: como respondemos a essas crises?
Devemos aprender a criar oportunidades em nossas crises.
Existe uma maneira adequada de responder a uma crise e devemos aprender que em toda crise há uma oportunidade!
Normalmente não pensamos em perder um ente querido, um emprego ou perder nossa saúde como uma oportunidade. Como respondemos a essas crises? Algumas pessoas se tornam amargas, hostis, culpam os outros e a Deus.
Existe uma maneira de lucrar com uma crise? Sim existe!
José é um daqueles personagens da Bíblia sobre os quais nada de negativo é dito. Gênesis 37:1-11
Quero que examinemos quatro grandes crises que ocorreram na vida de Joseph e sua resposta a essas crises. Notaremos também que cada uma dessas crises ajudou a prepará-lo para o futuro.
Notaremos que, à medida que José enfrentava essas crises, sua fé em Deus crescia e sua confiança em Deus e em si mesmo amadurecia.
I. Primeira Crise - Vivendo em uma família disfuncional (Gênesis 37:4, 5, 8, 11):
José viveu em uma família onde era odiado e rejeitado por seus próprios irmãos. No entanto, em vez de se tornar amargo ou ressentido, ele demonstrou amor e preocupação por eles. Nossas crises familiares e rejeições podem nos levar à maturidade e à confiança em Deus, para que possamos amar mesmo aqueles que nos feriram.
Nossa fé deve ser mais forte e nossa confiança em nós mesmos deve amadurecer.
O crescimento deve ser sempre o resultado de uma crise! Seus irmãos o odiavam e o rejeitavam! Mesmo seus pais não sabiam o que pensar sobre José
Obviamente, esta não era uma família pacífica!
Como José reagiu vivendo em uma família onde seu irmão o odiava? Bem, ele poderia tê-los culpado, ficado com raiva, ressentido, amargo e hostil. Não há indicação de que José fez essas coisas.
Ele parecia estar preocupado com seus irmãos! Gênesis 37:13-16
II. Segunda Crise - Vendido como escravo (Gênesis 37:23-28):
Apesar de ter sido vendido como escravo por seus irmãos, José não cedeu ao desespero. Ele aproveitou a oportunidade para mostrar sua fidelidade a Deus e se tornou um líder e mordomo na casa de Potifar. Assim como José, precisamos usar as adversidades como oportunidades para crescer e melhorar a nós mesmos, confiando na fidelidade de Deus.
Jogado em uma cova para morrer, depois vendido por seus irmãos como escravos. Os escravos egípcios eram tratados com severidade e muitas vezes trabalhavam até a morte.
Sua resposta: Gênesis - 39:4-6. Em vez de culpar a Deus e seus irmãos, José se torna o chefe da família de Potifar. José tirou o melhor proveito de sua situação. Ele poderia se ver como um escravo ou aproveitar uma oportunidade para melhorar a si mesmo.
José aprendeu a ser um líder e um gerente!
⁵ E aconteceu que, desde que o pusera sobre a sua casa e sobre tudo o que tinha, o Senhor abençoou a casa do egípcio por amor de José; e a bênção do Senhor foi sobre tudo o que tinha, na casa e no campo. Gênesis 39:5
O que isso mostra é que José tinha uma grande atitude e não era amargo ou ressentido. Ele não insistiu em sua situação. Ele aproveitou a oportunidade para ajudar a si mesmo e a seu mestre.
O que Deus estava fazendo com José? Ele o estava preparando para algo maior!
Um gerente ainda maior do que já era!
Se pudéssemos colocar isso em nossas cabeças – que qualquer que seja nossa crise, ela está nos preparando para algo maior na vida. O que passamos hoje é uma preparação para o amanhã!
III. Terceira Crise - Tentação e falsas acusações (Gênesis 39:7-10):
Enfrentando a tentação da esposa de Potifar, José manteve sua integridade e fidelidade a Deus, mesmo correndo o risco de ser injustiçado e preso. Sua resposta diante da crise foi honrar a Deus e demonstrar lealdade a Ele em todas as circunstâncias. Assim como José, devemos ser fiéis em meio às tentações e confiar que Deus nos honrará.
A esposa de Potifar estava tentando seduzi-lo. “ Ora, José era belo em forma e aparência .” (39:6)
toar – forma, forma, contorno. Bem construída!
mareha - visão, visão, bonito
Ela o pressionava todos os dias! “ Como ela falava a José dia após dia… ” (39:10)
Isso foi mais que uma tentação, foi uma crise! Aqui ele está tentando fazer um trabalho e ela não o deixa em paz. (Assédio sexual) Gn 39:11
Qual foi a resposta dele?
Gênesis 39:8-9. Ele reconheceu que estaria pecando contra Deus! “ Ele não quis ouvi-la... ” (Gn 39:10)
A esposa de Potifar poderia tê-lo destruído. A verdade é que José poderia ter se destruído.
José aprendeu muito sobre si mesmo.
- Ele aprendeu seus pontos fortes e fracos.
- Ele não cedeu aos maus desejos!
- José percebeu sua lealdade a Potifar, sua lealdade a Deus.
- Ele percebeu que tinha integridade!
Não há dúvida de que José sabia que pagaria o preço por não ceder.
Quando José a recusou – ele aproveitou a oportunidade para demonstrar seu amor e obediência a Deus.
Pode não ter sido errado para ela, mas foi pecaminoso para Deus!
Ele aproveitou a oportunidade para mostrar a ela que sua lealdade a Deus supera todos os desejos de sua vida.
IV. Quarta Crise - Na prisão (Gênesis 39:19-23):
Mesmo na prisão injustamente, José não se entregou à amargura ou autopiedade. Ele continuou a servir aos outros e demonstrou uma atitude positiva. Deus estava preparando José para algo maior, e assim como ele, devemos confiar que nossas crises estão nos preparando para um propósito maior em nossa vida.
José devia estar na casa dos vinte anos agora e poderia ter dito: “Deus, fiz exatamente o que você queria que eu fizesse. Tenho sido fiel a você e agora estou na prisão”.
Ele poderia ter tido uma atitude pobre de mim, chafurdado na autopiedade e culpado a Deus e aos outros por sua situação.
“ O carcereiro-mor entregou à guarda de José todos os presos que estavam na prisão; de modo que tudo o que foi feito lá, ele foi responsável por isso. ” (v. 22).
Você pode ver como a casa de Potifar o preparou para esta oportunidade? Por que ele agora pode ser o chefe dos prisioneiros? José na prisão agora está aprendendo a tratar bem as pessoas.
Porque Deus estava com ele! Isso é verdade! Por que Deus está com José? José teve a atitude certa.
Apesar da crise, ele foi fiel.
sharath – significando, ministrar a, servir.
José não os maltratava, aliás, parecia que mantinha uma relação de amizade com eles. (40:7)
Não parece que havia amargura na vida de José. Ele experimentou rejeição e maus tratos de seus irmãos. Não conheço nenhuma emoção na vida que tenha uma dor maior do que a dor da rejeição!
Todo divórcio, separação, abuso de qualquer tipo é uma forma de rejeição. Ser rejeitado por alguém que você ama tem uma dor maior. Corta o cerne de suas emoções. Não há dúvida de que a experiência de José em casa o preparou para essa tarefa.
José estava na prisão porque foi falsamente acusado e essa foi uma experiência dolorosa.
Você já foi acusado falsamente? Como você respondeu?
José respondeu de maneira carinhosa para com os que estavam acima dele e de seus companheiros de prisão.
Lembre-se, o copeiro e o padeiro tiveram seu sonho e o copeiro lembrou-se de José.
V. A maior Oportunidade - Interpretando os sonhos de Faraó (Gênesis 41:15-16, 39-44):
Diante da oportunidade de interpretar os sonhos de Faraó, José deu todo o crédito a Deus e mostrou ao faraó que Deus lhe dava a interpretação. Ele não se glorificou, mas apontou a Deus como a fonte de sabedoria. Ao enfrentarmos situações de destaque e reconhecimento, devemos lembrar de dar a glória a Deus e não nos glorificar a nós mesmos.
Faraó teve seu sonho! Ele chama por José.
Eu quero que você preste muita atenção em José. “ José então respondeu a Faraó, dizendo: Não está em mim; Deus dará a Faraó uma resposta favorável .” (Gn 41:16)
“ Então José disse a Faraó: Os sonhos de Faraó são um e o mesmo; Deus disse a Faraó o que Ele está prestes a fazer ”. (41:25)
“É como eu disse a Faraó: Deus mostrou a Faraó o que Ele está prestes a fazer.” (41:28)
José aproveitou a oportunidade para glorificar a Deus e mostrar o poder de Deus sobre todos os falsos deuses do Egito.
“ Então Faraó disse a José, já que Deus o informou de tudo isso, não há ninguém tão perspicaz e sábio quanto você .” (41:39)
Observe que José é feito governante de todo o Egito:
“ Além disso, Faraó disse a José: Embora eu seja Faraó, ainda assim, sem a sua permissão, ninguém levantará a mão ou o pé em toda a terra do Egito .” (41:44).
- Governante na casa de Potifar
- Governante na prisão
- Agora governante em toda a terra do Egito.
Você acha que Deus estava preparando José?
Vou dar 14 sugestões sobre como enfrentar crises.
1. Devemos vê-los como Deus os vê. (Rm 8:28)
2. Deus está no controle de todas as coisas! Quaisquer que sejam as crises que enfrentamos, sabemos que há um resultado positivo para nós.
3. Aceite a verdade sobre Isa. 55:8-9. Isso significa que Deus é mais esperto do que nós e precisamos confiar mais nele.
4. Não faça julgamentos precipitados quando surgir uma crise. Tenha em mente que nossas emoções estão em alta quando estamos passando por uma crise. Precisamos ser pacientes com nós mesmos.
5. Concentre-se em Deus em vez da crise. Como posso me concentrar em Deus quando estou passando por uma crise? Ore e leia a Bíblia! (jovem casal que perdeu o filho).
6. Não se concentre na dor. Concentre-se no que você pode fazer pelos outros.
7. Lembre-se de uma crise passada e como você reagiu. Você conseguiu passar por essa crise.
8. Trabalhe com suas emoções, especialmente a raiva. José tinha muito do que se zangar. Mas ele não permitiu que sua raiva controlasse seus pensamentos.
9. Procure o que você pode aprender com esta crise. Cada experiência é um aprendizado!
10. Seja grato pelas bênçãos que você tem. Em vez de focar na crise, concentre-se no que você tem.
11. Perceba que sua crise é uma oportunidade. A forma como encaramos uma crise não tem nada a ver com sentimentos. “ Bem, eu não sinto como...? ” Os sentimentos não têm nada a ver com isso! É um esforço consciente.
12. Recuse-se a ouvir conselhos não bíblicos. As pessoas podem dizer: “Bem, se eu fosse você.” Lembre-os de que eles não são você.
13. Permaneça em constante oração. A oração é poderosa. Isso nos ajuda a focar em Deus. O sofrimento ajuda a aumentar nossa vida de oração (lembre-se de 11 de setembro)
14. Obedeça a Deus independentemente da sua crise. Confie em Suas promessas. (Mateus 6:33)
VI - Outros exemplos de oportunidades na Bíblia
Mateus 4:18-22. “sigam-me e eu farei de vocês pescadores de homens”. Pedro era um homem de negócios muito bem-sucedido. Pedro poderia ter dito: Você está dizendo “para deixar minha família, trabalho, amigos, e você nem me disse quanto tempo ficaremos fora ?”
Que oportunidade incrível! Pedro não esperava por isso, nem estava preparado para isso. Quem diria que Pedro passaria de pescador a apóstolo? E nós?
Lucas 10: 38-42. “ Marta, Marta, você está preocupada e incomodada com tantas coisas; mas uma só coisa é necessária, pois Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada ”. Marta teve a oportunidade de sentar-se aos pés de Jesus, mas preferiu não fazê-lo. Ela estava mais preocupada em alimentar Jesus do que ser alimentada por Jesus! Maria aproveitou para se sentar com Jesus!
Deixe-me dizer-lhe, cada um de nós tem a mesma oportunidade que Maria. Ao levantarmos pela manhã temos a oportunidade de abrir nossas bíblias, de Orar a Ele, de desfrutar de Sua companhia. Temos uma oportunidade melhor do que Maria!
Lucas 19:1-6. Zaqueu era o principal cobrador de impostos, traidor e trabalhava para o governo romano. Ele era “ baixo em estatura ” Ele escalou um sicômoro. Zaqueu teve a oportunidade de ver Jesus e isso mudou sua vida! E se ele não subisse naquela árvore?
Marcos 10:17-22. “ O que devo fazer para herdar a vida eterna?” Jesus respondeu: “ guarde os mandamentos ”. Observe o versículo 21,
“ ²¹ E Jesus, olhando para ele, o amou e lhe disse: Falta-te uma coisa: vai, vende tudo quanto tens, e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, toma a cruz, e segue-me. Marcos 10:21”
Este homem teve a oportunidade de seguir a Jesus.
Ao contrário de Pedro, ele recusou.
Veja também
- Como ser um crente fiel a Deus?
- Como Ser Cheio de Deus?
- Como ser um Crente Cheio do Espírito Santo?
- +100 Temas para Ministrar a Palavra de Deus
Conclusão:
- Temos que ter cuidado como andamos
- Temos que ser sábios em nossas decisões
- Temos que estar atentos às oportunidades
- As pessoas pensam que as oportunidades são como comprar ações, fazer grandes negócios, ter dinheiro. Existem oportunidades muito mais importantes do que dinheiro!
- Se sua vida é chata e você se estabeleceu em uma rotina - é porque seus olhos estão fechados!
- Você não pode ver o que Deus tem diante de você!
A vida de José nos ensina que as crises e tragédias não precisam nos derrubar, mas podem ser oportunidades para crescer em fé e confiança em Deus. Em meio às adversidades, podemos aprender a amar e perdoar, confiar em Sua fidelidade, resistir à tentação, manter a integridade e sempre dar glória a Ele. Lembremo-nos de que Deus está no controle e que cada crise nos prepara para algo maior. Que possamos, como José, transformar nossas tragédias em oportunidades para crescer em nossa fé e servir a Deus com toda a nossa vida.
Compartilhe nas Redes Sociais!