10 Formas erradas de pensar sobre Deus
I. Errado Pensar que Deus não é Soberano (Gênesis 20:11)
Um dos erros mais comuns é duvidar da soberania de Deus. Em Gênesis 20:11, Abraão teme que em Gerar, onde não se conhecia a Deus, eles o matariam para tomar sua esposa. No entanto, Deus é soberano sobre todas as coisas, e Seu plano se cumprirá independentemente das circunstâncias. Devemos confiar que Ele é o Todo-Poderoso, que dirige todas as coisas de acordo com a Sua vontade.
II. Errado Achar que Deus Precisa da Nossa Ajuda (Gênesis 16:2)
O exemplo de Sara em Gênesis 16:2 mostra como às vezes achamos que Deus precisa da nossa ajuda para cumprir Suas promessas. Ao invés de esperar em Deus, podemos agir precipitadamente, tentando resolver nossos problemas por conta própria. Devemos lembrar que Deus é o provedor e guia de nossas vidas, e Ele é capaz de cumprir todas as Suas promessas sem a nossa intervenção.
III. Erro de Pensar que Podemos Manipular Deus (Gênesis 28:20)
Jacó teve um encontro com Deus em Betel e fez um voto, mas sua atitude revelou uma tentativa de manipular Deus em seu favor. Às vezes, também podemos tentar barganhar com Deus ou tentar forçar nossos desejos, esquecendo que Ele conhece o melhor para nós. Devemos aprender a confiar e descansar em Sua vontade, sabendo que Ele nos ama e nos cuida.
IV. Errado Pensar que Todo Sofrimento é por Causa da Punição de Deus (Jó 15:4-6; Jó 18:21; Jó 20:26-29)
Os amigos de Jó cometeram o erro de pensar que todo sofrimento era uma punição de Deus pelos pecados cometidos. No entanto, sabemos que nem todo sofrimento é resultado direto do pecado. Em um mundo caído, enfrentamos adversidades, mas Deus pode usar nossas provações para nosso crescimento espiritual e para Sua glória.
V. Errado Achar que Deus Te Deve uma Explicação (Jó 30:20—31:35-37)
Quando passamos por momentos difíceis, podemos ser tentados a questionar Deus e exigir uma explicação para nossas dores. Mas Jó aprendeu a confiar na sabedoria e soberania de Deus, mesmo em meio ao sofrimento. Devemos confiar que Deus é bom e que Seus caminhos são mais elevados que os nossos, mesmo quando não compreendemos totalmente as circunstâncias.
VI. Errado Pensar que o Homem Faz Deus (Isaías 44:12-46:5)
Isaías 44 nos adverte sobre a loucura de fazer ídolos e adorá-los como deuses. Esse erro é antigo, mas ainda presente nos dias de hoje. Criar nossas próprias ideias sobre Deus, em vez de buscá-Lo na Sua Palavra, é perigoso e enganador. Deus é o Criador e não pode ser moldado pelas mãos humanas.
VII. Errado Pensar que os Caminhos de Deus São os Caminhos do Homem (Isaías 55:8-9; Habacuque 1:2-4, 1:12-17)
Os caminhos de Deus são infinitamente mais elevados e sábios do que os nossos. Às vezes, questionamos por que Deus permite o mal e o sofrimento, mas devemos confiar que Ele tem um propósito maior, mesmo quando não compreendemos totalmente os Seus caminhos. Devemos lembrar que Deus é soberano e age de acordo com Sua vontade perfeita.
VIII. Errado Achar que o Deus do Antigo Testamento é Diferente do Deus do Novo Testamento (Mateus 5:17-18)
Jesus deixou claro que Ele não veio abolir a Lei e os profetas, mas cumprir tudo o que foi escrito sobre Ele. Deus é consistente em Sua natureza e caráter, e Suas promessas permanecem firmes. O Deus do Antigo Testamento é o mesmo Deus do Novo Testamento - gracioso, amoroso e justo.
IX. Errado Pensar que Jesus não é Deus (Atos 9:1-5)
O encontro de Saulo de Tarso com o Cristo ressurreto revelou a ele que Jesus é verdadeiramente Deus. Negar a divindade de Jesus é um erro teológico grave, pois a Bíblia é clara ao afirmar que Jesus é Deus encarnado.
Veja também
- Por que o cristão deve ser diferente do mundo?
- Cobiça: A Armadilha do Coração
- Falsos Mestres: Como confrontá-los?
X. Errado Pensar que Jesus é Apenas "Um dos Meninos" (Mateus 17:4)
No episódio da Transfiguração, Pedro sugeriu que Jesus deveria ser colocado no mesmo nível que Moisés e Elias. No entanto, uma voz dos céus deixou claro que Jesus é o Filho amado de Deus, e devemos ouvi-Lo. Jesus é o único Salvador e Senhor digno de nossa adoração e obediência.
Compartilhe nas Redes Sociais!