Lições de Vida a partir da Vida de Joabe
O personagem de Joabe é realmente um enigma. Inicialmente entendemos que ele é sobrinho de Davi por meio de sua irmã Zeruia- (I Crônicas 2:15-16)
Por um lado, ele mostra lealdade ao rei Davi e é fiel à sua causa. Por outro lado, ele era rápido em fazer o que queria e não tinha nenhum problema em agir contra os desejos do rei se sentisse que era necessário ou conveniente para ele.
Há muitas pessoas no mundo religioso hoje que são muito parecidas com Joabe. Infelizmente, mesmo às vezes dentro do corpo de Cristo, vemos esse tipo de mentalidade.
A Bíblia está cheia de exemplos que nos ensinam como viver uma vida de fidelidade e obediência a Deus. Hoje, vamos focar na figura de Joabe e extrair algumas lições valiosas para nossas próprias vidas. Joabe, embora um líder habilidoso e corajoso, também cometeu erros graves que nos alertam sobre os perigos de não seguir a vontade de Deus de todo o coração.
Hoje, observaremos três abordagens da palavra do rei por Joabe que são comuns agora.
I. Não Seletivamente Obediente - Reconhecer o Rei, mas Decidir Quando Obedecer (2 Samuel 5; Gênesis 6; Gênesis 22)
Joabe reconheceu Davi como rei, mas escolheu obedecer apenas quando fazia sentido para ele ou era conveniente. Infelizmente, muitos hoje também desafiam os mandamentos de Deus porque eles não fazem sentido para eles ou não se alinham com seus desejos. A obediência seletiva pode nos levar por um caminho perigoso de justificação pessoal, em vez de submissão a Deus.
II. Não Submisso - Seguir a Própria Agenda em Vez da Vontade do Rei (2 Samuel 19:12-14; 2 Samuel 20:9-10)
Joabe demonstrou um coração desobediente ao seguir sua própria agenda, colocando seus interesses pessoais acima das decisões do rei. Isso o levou à sua própria destruição. Como cristãos, devemos estar cientes de que a vontade de Deus sempre prevalecerá e que nossa obediência a Ele é mais importante do que qualquer desejo ou posição pessoal.
III. Desobediência Deliberada - Reconhecer o Rei, mas Recusar-se a Fazer Sua Vontade (2 Samuel 12:27-29; Mateus 7:21-23; 1 João 2:4)
Joabe mais uma vez reconheceu Davi como rei, mas deliberadamente recusou-se a obedecer à sua ordem para não matar Urias, marido de Bate-Seba. Isso nos lembra que reconhecer a Deus como nosso Senhor e Salvador não é suficiente; devemos também obedecer à Sua vontade. A desobediência deliberada pode levar à separação de Deus, conforme alertado por Jesus em Mateus 7:21-23 e também enfatizado por João em 1 João 2:4.
Veja também
- 4 maneiras de enfrentar os nossos inimigos
- Práticas Transformadoras para a vida de um Cristão
- Egoísmo: Uma Barreira para a Vida Abundante em Cristo Filipenses 2:3-4
Conclusão:
A vida de Joabe nos lembra da importância de sermos obedientes a Deus em todas as áreas de nossas vidas. Devemos aprender com seus erros e escolher seguir o exemplo de obediência de Cristo. Reconhecer Deus como nosso Rei é apenas o começo; devemos escolher obedecer Sua vontade em todos os momentos, mesmo quando não faz sentido aos nossos olhos. Sejamos submissos e obedientes, sabendo que Deus sempre tem o melhor plano para nós. Que possamos viver uma vida que reflita nosso amor e obediência ao Rei dos reis, nosso Senhor e Salvador.
Compartilhe nas Redes Sociais!