Publicidade

Seis Coisas que Precisam ser Afastadas de Dentre Vós Efésios 4:31

Seis Coisas que precisam ser afastadas de dentre vós

³¹ Toda a amargura, e ira, e cólera, e gritaria, e blasfêmia e toda a malícia sejam tiradas dentre vós,  Efésios 4:31

Vamos refletir sobre um ensinamento poderoso encontrado em Efésios 4:31. O apóstolo Paulo nos exorta a afastar de nós seis atitudes negativas que podem obscurecer a nossa fé e o nosso relacionamento com Deus e com o próximo. Essas atitudes são a amargura, a ira, a raiva, o clamor, a blasfêmia e a malícia. Vamos explorar cada uma delas e entender como podemos removê-las de nossas vidas.

Publicidade

I. Afaste Toda Amargura Efésios 4:31

A amargura é como um veneno que corrói nossa alma. Ela é resultado de ressentimentos e mágoas não perdoadas. Quando abrigamos amargura, permitimos que o passado continue a nos ferir. A solução é o perdão. Perdoar não é esquecer, mas é escolher libertar-se do peso da amargura e entregar o assunto a Deus.


II. Afaste a Ira Efésios 4:31

A ira é uma emoção natural, mas quando não é controlada, pode levar a atitudes destrutivas. Devemos aprender a controlar nossa ira, buscando solucionar conflitos de maneira saudável e pacífica, em vez de permitir que a ira nos domine e prejudique nossos relacionamentos.


III. Afaste a Raiva Efésios 4:31

A raiva é um nível mais intenso de ira, muitas vezes resultante de frustrações e desapontamentos. Devemos aprender a expressar nossa raiva de maneira controlada e apropriada, em vez de permitir que ela nos domine e prejudique nossa saúde emocional.


IV. Afaste a Gritaria Efésios 4:31

O clamor refere-se a gritos e discussões tumultuadas. Quando clamamos em nossos relacionamentos, podemos causar mágoas e ferir os outros. Devemos aprender a comunicar nossas preocupações e desacordos de maneira respeitosa e pacífica, buscando a compreensão mútua.


V. Afaste a Blasfêmia Efésios 4:31

A blasfêmia envolve o uso irreverente e profano do nome de Deus. Devemos ser cuidadosos com as palavras que usamos, lembrando que o nome de Deus deve ser honrado e respeitado. Evitar a blasfêmia é um ato de reverência a Deus.


VI. Afaste Toda Malícia Efésios 4:31

A malícia é a intenção maliciosa de prejudicar os outros. Devemos renunciar a toda maldade em nossos corações e em nossas ações. Em vez disso, devemos buscar o amor, a compaixão e a bondade em nossos relacionamentos.


Veja também

Conclusão:

O apóstolo Paulo nos exorta a afastar essas seis atitudes negativas de nossas vidas para abrir espaço para o amor, a paz e a graça de Deus. Quando nos livramos da amargura, da ira, da raiva, do clamor, da blasfêmia e da malícia, podemos experimentar relacionamentos mais saudáveis, uma vida de fé mais profunda e uma comunhão mais próxima com o nosso Pai celestial. Que o Espírito Santo nos ajude a afastar essas atitudes das nossas vidas, permitindo que a luz de Cristo brilhe mais intensamente em nós. Amém.




👉 3 Livros sugeridos para leitura. Clique e Adquira!


Compartilhe nas Redes Sociais!
CompartilheCompartilhe Compartilhe


Autor: Ronaldo G. Silva é Bacharel em Teologia e Professor de Homilética sendo Pós-Graduado em Educação pela UFF. Entusiasta do trabalho de evangelização e divulgação da Palavra de Deus.
 

Sobre | Termos de Uso | Política de Cookies | Política de Privacidade

Um Site para o Líder, Pregador, EBD, Seminário, Estudo Bíblico, Sermão, Palavra Introdutória, Saudação, Mensagem e Assuntos Bíblicos para pregar a Palavra de Deus. Versões utilizadas Almeida: ACF, ARA ou ARC (SBB) e Bíblia Livre (BLIVRE)