Por que precisamos de nossos irmãos?
Ao longo de nossa jornada de fé, percebemos que não estamos sozinhos, mas somos chamados para fazer parte de uma comunidade, a igreja. Nosso relacionamento com nossos irmãos em Cristo é vital para nossa jornada espiritual e para o testemunho que oferecemos ao mundo. Hoje, vamos explorar por que precisamos de nossos irmãos e como podemos construir, manter e nutrir bons relacionamentos dentro da família de Deus.
A Bíblia nos ensina a importância da comunhão e do apoio mútuo entre os crentes (Atos 2:42). Em um mundo hostil à fé, nossos irmãos são nosso apoio e sustento espiritual.
A maior parte do Novo Testamento é dirigida aos irmãos, instruindo-nos sobre como manter a comunhão com Deus ( 1 João 1:3 ) e como agir como irmãos.
Jesus enfatizou o amor entre os discípulos como uma marca distintiva de Seus seguidores (João 13:35). Nosso relacionamento uns com os outros reflete nosso relacionamento com Ele.
Mais de 200 vezes, a palavra irmãos (e irmão) é encontrada no Novo Testamento em referência aos nossos companheiros cristãos.
A maioria dos escritores do Novo Testamento fez referência ao nosso relacionamento como irmãos (Paulo, Tiago, João e até Lucas).
Normalmente, quando se faz referência aos irmãos, inclui-se todos os nossos companheiros cristãos, seja no contexto local ou universal.
Isto incluiria nossas irmãs em Cristo, como indicam algumas passagens.
- 1 Coríntios 1:10-11 , Paulo implorou a eles como irmãos pela unidade
- 1 Timóteo 5:1-2 – tratem uns aos outros como tratariam sua própria família – irmão, irmã, pai e mãe
- 1 Timóteo 5:1-2 – tratem uns aos outros como tratariam sua própria família – irmão, irmã, pai e mãe
- Tiago 2:15 , se um irmão ou irmã estiver nu e desprovido do alimento diário… - observe a inclusão de nossas irmãs neste texto.
- 1 Pedro 3:8 , somos chamados a amar como irmãos
- 1 João 3:10-17 , esp. 16-17 – assim como Cristo deu a Sua vida por nós, devemos dar a nossa vida pelos irmãos; ver um irmão necessitado e calar o coração, como o amor de Deus habita em você?
- Romanos 16:1 , Febe é descrita como “nossa irmã”
- Hebreus 2:10-12 Nosso Senhor não se envergonha de nos chamar de irmãos porque somos todos um.
O que é a igreja?
A igreja não se limita a um edifício, mas é a assembleia dos salvos, tanto localmente quanto universalmente (1 Coríntios 1:2).
Somos parte do corpo de Cristo, com Ele como cabeça, e somos chamados a funcionar em unidade (Efésios 1:22-23).
Ao usarmos o termo “igreja”, referimo-nos ao corpo ou assembleia dos salvos.
O termo nas escrituras pode se referir ao corpo universal de todos os que são salvos (um relacionamento espiritual determinado pelo próprio Deus no céu) (ver Efésios 1:22-23 , Mateus 16:18).
Quando alguém obedece ao evangelho, ele é acrescentado ao corpo dos salvos - Atos 2:47)
1 Coríntios 12:13 nos diz que “todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo”.
Nós somos irmãos:
A igreja é descrita como a família de Deus, onde Ele é nosso Pai e nós somos Seus filhos (1 Timóteo 3:15).
Jesus nos ensinou a importância do amor e do cuidado uns pelos outros, como uma verdadeira família (Marcos 10:29-30).
Deus é nosso Pai e nós somos Seus filhos –
Efésios 3:14-15 , Paulo dobrou os joelhos “ao Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, de quem toda a família nos céus e na terra toma o nome…”
Essa “família” é chamada pelo nome de “cristã” ( Atos 11:26 ).
João 1:12 lemos: “ Mas a todos quantos o receberam, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus, aos que crêem no seu nome: ”
Gálatas 4:4-7 descreve como Deus enviou Seu Filho para redimir aqueles que estavam sob a lei, “ para que recebêssemos a adoção como filhos ”...portanto, somos filhos e herdeiros por meio de Cristo.
1 João 3:1 : “ Vede que tipo de amor o Pai nos tem concedido, para que sejamos chamados filhos de Deus! Portanto o mundo não nos conhece, porque não O conheceu .”
Devemos funcionar como um corpo
O termo “corpo” é um substantivo coletivo, o que significa que é um substantivo que descreve uma coleção de algo.
Neste caso, um corpo é uma coleção de partes.
Paulo usou essa analogia para descrever como nós, como irmãos, devemos trabalhar juntos.
Em 1 Coríntios 12:12-27 , Paulo descreve claramente como, como corpo de Cristo, funcionamos como corpo humano, com cada parte sendo importante.
Sua ênfase é como precisamos agir como um corpo funcionando adequadamente.
Quando funcionamos adequadamente como um corpo, “não há cisma no corpo”.
Quando funcionamos adequadamente como um corpo, “não há cisma no corpo”.
Esse é o nosso objetivo.
Cristo é a cabeça e nós somos o corpo ( Efésios 1:22-23 ).
Devemos aprender a incluir uns aos outros em nossas vidas sociais e espirituais, reconhecendo que todos desempenham um papel importante no corpo de Cristo.
Conclusão:
À medida que consideramos a importância de construir, manter e nutrir bons relacionamentos dentro da família de Deus, que possamos ser desafiados a amar uns aos outros como Cristo nos amou.
Que possamos valorizar nosso papel como membros do corpo de Cristo e buscar a unidade e o crescimento espiritual em comunhão uns com os outros. Que nosso testemunho de amor e unidade atraia outros para conhecerem a Cristo e experimentarem a alegria da comunhão cristã. Que Deus nos ajude a fortalecer nossos relacionamentos e a glorificá-Lo em tudo o que fazemos.
Que papel você desempenha e como pode melhorar seu relacionamento com seus irmãos?
Compartilhe nas Redes Sociais!